| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1716Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Branco, Felipe Augusto de Oliveira Castelo | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silvestre, Juarez | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-31T13:27:51Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | CASTELO BRANCO, Felipe Augusto de Oliveira. O papel da pesquisa na formação acadêmica do professor: uma estratégia de formação continuada qualitativa. 2023. 34 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1716 | - |
| dc.description.resumo | Esta produção textual apresentou o objetivo geral de analisar a influencia da pesquisa cientifica na formação acadêmica do professor. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico (Gil, 2007) e abordagem qualitativa(Chizotti, 1991). Dessa maneira, a problemática desse estudo foi articulada sob a seguinte questão norteadora: Qual a relevância da pesquisa na formação acadêmica do professor? Os objetivos específicos utilizados nessa pesquisa foram: Traçar os aspectos do método tradicional de ensino, apontar os desafios na formação acadêmica, enfatizar sobre a formação continuada e o desenvolvimento da competência profissional, explicitar as considerações e características da pesquisa científica e enaltecer a contribuição da pesquisa cientifica na formação acadêmica do professor. Conforme os resultados obtidos em função do desenvolvimento desse estudo, foi visto que a pesquisa na formação acadêmica do professor é fundamental para que o mesmo transcenda as limitações do ensino tradicional baseado na repetição e memorização, portanto, a pesquisa científica contribui para o educador edificar seus conhecimentos, habilidades e competências por meio da observação, elaboração de hipóteses, predição e controle do fenômeno estudado, aspectos esses que fomentam uma postura efetiva através também da formação continuada na qual potencializa a renovação do planejamento, postura e avaliação do conteúdo. | por |
| dc.description.abstract | Textual this production presented the general objective of analyzing the influence of scientific research in the academic formation of the teacher. The methodology used was bibliographical (Gil, 2007) and qualitative approach (Chizotti, 1991). Thus, the problem of this study was articulated under the following guiding question: What is the relevance of research in the academic training of teachers? The specific objectives used in this research were: Tracing the aspects of the traditional teaching method, pointing out the challenges in academic training, emphasizing on continuing education and the development of professional competence, explaining the considerations and characteristics of scientific research and praising the contribution of research science in the academic formation of the teacher. According to the results obtained as a result of the development of this study, it was seen that research in the academic training of teachers is essential for them to transcend the limitations of traditional teaching based on repetition and memorization, therefore, scientific research contributes to educators building their knowledge, skills and competences through observation, elaboration of hypotheses, prediction and control of the phenomenon studied, aspects that foster an effective posture also through continuing education in which it enhances the renewal of planning, posture and content evaluation. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-27T17:11:16Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1693277 bytes, checksum: 425ae021421fc4a9047a02614fbde26d (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 231185 bytes, checksum: 5969b23e4ed99061bea3e90cd8c9bcc7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-03-28T11:20:09Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-28T16:23:23Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1693277 bytes, checksum: 425ae021421fc4a9047a02614fbde26d (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 231185 bytes, checksum: 5969b23e4ed99061bea3e90cd8c9bcc7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-31T13:27:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1693277 bytes, checksum: 425ae021421fc4a9047a02614fbde26d (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 231185 bytes, checksum: 5969b23e4ed99061bea3e90cd8c9bcc7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-31T13:27:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1693277 bytes, checksum: 425ae021421fc4a9047a02614fbde26d (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 231185 bytes, checksum: 5969b23e4ed99061bea3e90cd8c9bcc7 (MD5) Previous issue date: 2023-01-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Professor | por |
| dc.subject | Pesquisa | por |
| dc.subject | Formação Acadêmica | por |
| dc.subject | Educação Continuada | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | O papel da pesquisa na formação acadêmica do professor: uma estratégia de formação continuada qualitativa | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 225,77 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
