Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1716
Tipo do documento: Monografia
Título: O papel da pesquisa na formação acadêmica do professor: uma estratégia de formação continuada qualitativa
Autor: Branco, Felipe Augusto de Oliveira Castelo
Primeiro orientador: Silvestre, Juarez
Resumo: Esta produção textual apresentou o objetivo geral de analisar a influencia da pesquisa cientifica na formação acadêmica do professor. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico (Gil, 2007) e abordagem qualitativa(Chizotti, 1991). Dessa maneira, a problemática desse estudo foi articulada sob a seguinte questão norteadora: Qual a relevância da pesquisa na formação acadêmica do professor? Os objetivos específicos utilizados nessa pesquisa foram: Traçar os aspectos do método tradicional de ensino, apontar os desafios na formação acadêmica, enfatizar sobre a formação continuada e o desenvolvimento da competência profissional, explicitar as considerações e características da pesquisa científica e enaltecer a contribuição da pesquisa cientifica na formação acadêmica do professor. Conforme os resultados obtidos em função do desenvolvimento desse estudo, foi visto que a pesquisa na formação acadêmica do professor é fundamental para que o mesmo transcenda as limitações do ensino tradicional baseado na repetição e memorização, portanto, a pesquisa científica contribui para o educador edificar seus conhecimentos, habilidades e competências por meio da observação, elaboração de hipóteses, predição e controle do fenômeno estudado, aspectos esses que fomentam uma postura efetiva através também da formação continuada na qual potencializa a renovação do planejamento, postura e avaliação do conteúdo.
Abstract: Textual this production presented the general objective of analyzing the influence of scientific research in the academic formation of the teacher. The methodology used was bibliographical (Gil, 2007) and qualitative approach (Chizotti, 1991). Thus, the problem of this study was articulated under the following guiding question: What is the relevance of research in the academic training of teachers? The specific objectives used in this research were: Tracing the aspects of the traditional teaching method, pointing out the challenges in academic training, emphasizing on continuing education and the development of professional competence, explaining the considerations and characteristics of scientific research and praising the contribution of research science in the academic formation of the teacher. According to the results obtained as a result of the development of this study, it was seen that research in the academic training of teachers is essential for them to transcend the limitations of traditional teaching based on repetition and memorization, therefore, scientific research contributes to educators building their knowledge, skills and competences through observation, elaboration of hypotheses, prediction and control of the phenomenon studied, aspects that foster an effective posture also through continuing education in which it enhances the renewal of planning, posture and content evaluation.
Palavras-chave: Professor
Pesquisa
Formação Acadêmica
Educação Continuada
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: CASTELO BRANCO, Felipe Augusto de Oliveira. O papel da pesquisa na formação acadêmica do professor: uma estratégia de formação continuada qualitativa. 2023. 34 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1716
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf225,77 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.