Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1722
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O laboratório de ensino da matemática contribuindo no saber matemático
Autor: Sousa, Ana Caroline Gomes de
Primeiro orientador: Melo Júnior, José Arimatéia Rodrigues
Resumo: O presente trabalho faz um breve caminho pela história até a atualidade sobre a importância de se ter um Laboratório de Ensino da Matemática na escola. A contribuição do laboratório para o aprendizado de matemática é ressaltada a cada capítulo deste trabalho, demonstrando as problemáticas para sua implantação e os avanços com o uso do laboratório de matemática. Trabalho se dá por uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em experiências anteriores e ideias novas para ressaltar a contribuição do laboratório no saber matemático. Levando-se em consideração as problemáticas da profissão, a complexidade do conteúdo, as condições que lhes são oferecidas para a execução do ensino e da prática e uma análise do perfil de seus alunos que são contemplados por tal ensino, o trabalho faz analogias diretas a dificuldades no ato de transmitir o conhecimento matemático, ressaltando como um dos primeiros passos para a solução dessa problemática a modernização no modo de se ensinar a matemática sem perder as raízes que construíram o que entendemos hoje sobre a matemática.
Abstract: The present work makes a brief journey through history to the present on the importance of having a Mathematics Teaching Laboratory at school. The laboratory's contribution to the learning of mathematics is highlighted in each chapter of this work, demonstrating the problems for its implementation and the advances with the use of the mathematics laboratory. Work is done through a bibliographic research, based on previous experiences and new ideas to highlight the laboratory's contribution to mathematical knowledge. Taking into account the problems of the profession, the complexity of the content, the conditions offered to them to carry out teaching and practice and an analysis of the profile of their students who are contemplated by such teaching, the work makes direct analogies to difficulties in the act of transmitting mathematical knowledge, emphasizing as one of the first steps towards the solution of this problem the modernization in the way of teaching mathematics without losing the roots that built what we understand today about mathematics.
Palavras-chave: Matemática
Laboratório
Ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: SOUSA, Ana Caroline Gomes. O laboratório de ensino da matemática contribuindo no saber matemático. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1722
Data de defesa: 2021
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf418,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.