Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1724
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A conexão da matemática com a música com foco histórico nos estudos de Pitágoras
Autor: Oliveira, Francisco Barros de
Primeiro orientador: Soares Júnior, Pedro Antônio
Resumo: O Presente trabalho tem como alvo central mostrar a importância histórica da relação da matemática com a música destacando a importância do estudo de Pitágoras e o seu monocórdio com o objetivo de tornar o tema conhecido e interessante e, seu uso em sala de aula como motivador para o entendimento de conceitos matemático entre os discentes, buscando uma melhor identificação pessoal entre essas duas áreas (matemática e música). Sabemos que a relação entre a Matemática e a Música é antiga, e se perde no tempo. Hoje podemos observar o ensino da matemática de forma mecanizada, onde a teoria passa longe da prática, fazendo com que os alunos não percebam que a matemática está presente em situações do nosso dia a dia, como na música por exemplo. Por isso partimos do contexto histórico, mais especificamente o estudo de Pitágoras com seu monocórdio até o desenvolvimento da construção das escalas musicais. Mostramos nesse estudo o emprego das operações de frações, potenciação e logaritmo que são ensinadas em salas de aula de forma teórica e pouco de forma prática. Por isso, temos a convicção que dessa forma estamos criando maneiras tanto para o desenvolvimento de práticas em sala de aula como também ensinando um jeito novo de ouvir música conhecendo sua estrutura numérica. Para melhor entendimento do assunto expandimos nossa pesquisa para falarmos sobre teoria musical com foco nos estudos de Pitágoras, pois através desse conhecimento teórico seremos capazes de relacionar melhor essa relação da matemática com a música. Neste trabalho também fizemos experimentos utilizando teclado musical para mostrar na prática a diferença das frequências musicais ao ser tocado à mesma nota resultando em diferentes alturas (grave/agudo) musicais. Através desse experimento prático foi de fato possível mostrar nossos cálculos e consequentemente confirmar que realmente existe uma relação entre a música e a matemática.
Abstract: The present work has as its central aim to show the history of the relationship between mathematics and music, highlighting the importance of the study of Pythagoras and his monochord with the objective of making the theme known and interesting and its use in the classroom as a motivating importance for mathematical understanding among students, seeking a better personal identification between these two areas (mathematics and music). We know that the relationship between Mathematics and Music is old, and is lost in time. Today we can observe the teaching of mathematics in a mechanized way, where theory passes away from practice, making students not realize that mathematics is present in everyday situations, such as music for example. That's why we start from the historical context, more specifically the study of Pythagoras with his monochord until the development of the construction of musical scales. We show in this study the use of fractions, potentiation and logarithm operations that are taught in classrooms in a theoretical way and little in a practical way. Therefore, we are convinced that this way we are creating ways both for the development of practices in the classroom and also teaching a new way of listening to music knowing its numerical structure. For a better understanding of the subject, we expanded our research to talk about music theory with a focus on Pythagoras' studies, because through this theoretical knowledge we will be able to better relate this relationship between mathematics and music. In this work we also carried out experiments using a musical keyboard to show in practice the difference in musical frequencies when played on the same note resulting in different musical pitches (Bass/Treble). Through this practical experiment it was indeed possible to prove our calculations and consequently to show that there really is a relationship between music and mathematics.
Palavras-chave: Relação Matemática com a Música
Fração na Música
Teoria Musical
Compassos
Frequência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: OLIVEIRA, Francisco Barros. A conexão da matemática com a música com foco histórico nos estudos de Pitágoras. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1724
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.