| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1725Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Maria Clara de Oliveira | - |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Juarez Silvestre | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-31T15:45:44Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Maria Clara de Oliveira. A importância da ludicidade no processo de ensino de aprendizagem da matemática do 2° e 3° ano do ensino fundamental. 2022. 48 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1725 | - |
| dc.description.resumo | A ludicidade é uma ferramenta norteadora e relevante para a aprendizagem, sendo assim esse estudo induziu-me a analisar a relação entre o lúdico e a Matemática, destacando a Atividade Lúdica como estratégia facilitadora no processo de ensino aprendizagem. O projeto pretende mostrar a relevância dos jogos educativos na Matemática e em como introduzi-los em diversos conteúdos, gerando dessa forma mais interatividade com os alunos, facilitando a absorção do assunto e tornando-o mais interessante. Nessa perspectiva, o presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em alguns autores, como Kishimoto (1994); Vygotsky(1991); Maluf(2003); Venâncio(2005); Piaget(1990) e outros, também em revistas, artigos, BNCC (Base Nacional Comum Curricular), relatos de experiência disponibilizados na internet, além de observações e vivências, feitas durante um estágio não obrigatório no 2º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição “X” e uma pesquisa de campo na escola Unidade Escolar Gabriel Ferreira. A monografia está estruturada em três capítulos. A história da Ludicidade; Metodologias utilizando os jogos matemáticos no 2º e 3º ano do Ensino Fundamental; Metodologias lúdicas utilizadas no 3º ano do Ensino Fundamental. Espera-se, que através desse trabalho, fique clara a necessidade da implementação da ludicidade como ferramenta estratégica de ensino e a sua devida valorização no contexto escolar. | por |
| dc.description.abstract | Playfulness is a guiding and relevant tool for learning, so this study induced me to analyze the relationship between playfulness and Mathematics, highlighting Playful Activity as a strategy in the teaching-learning process. The project intends to show the relevance of educational games in Mathematics and how to introduce them in different contents, thus generating more interactivity with students, allowing the absorption of the subject and making it more interesting. From this perspective, the present work was carried out through a bibliographical research based on some authors, such as Kishimoto (1994); Vygotsky(1991); Maluf(2003); Venâncio(2005); Piaget(1990) and others, also in magazines, articles, BNCC (Common National Curriculum Base), experience reports available on the internet, as well as observations and experiences made during a non-mandatory internship in the 2nd year of Elementary School of an Institution "X". The monograph is divided into three chapters. The History of Playfulness in Mathematics; Mathematical Methodologies using educational games in the 2nd year of Elementary School; Playful methodologies used in the 3rd year of Elementary School. It is expected that through this work, the need to implement playfulness as a strategic teaching tool and its proper appreciation in the school context becomes clear. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-28T18:01:17Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1462336 bytes, checksum: b10cd93d42c12990e7df87a9af2a94f2 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 1076225 bytes, checksum: d666d31774df9d286ba684a67a1b2f09 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-31T15:45:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1462336 bytes, checksum: b10cd93d42c12990e7df87a9af2a94f2 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 1076225 bytes, checksum: d666d31774df9d286ba684a67a1b2f09 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-31T15:45:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 1462336 bytes, checksum: b10cd93d42c12990e7df87a9af2a94f2 (MD5) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 1076225 bytes, checksum: d666d31774df9d286ba684a67a1b2f09 (MD5) Previous issue date: 2022-01-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino de Matemática | por |
| dc.subject | Ludicidade | por |
| dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | A importância da ludicidade no processo de ensino de aprendizagem da matemática do 2° e 3° ano do ensino fundamental | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO | 1,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
