| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1731| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Aplicação dos jogos matemáticos do 6° ao 9° ano |
| Autor: | Ferreira, André Felipe Santos |
| Primeiro orientador: | Uchoa, José de Jesus |
| Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica, cujo tema é jogos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental, procura responder ao objetivo geral: compreender a matemática utilizando jogos nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, como objetivos específicos, elencamos: utilizar os jogos como meio de aprendizado da matemática; entender a relação entre professor e aluno na utilização dos jogos matemáticos; e mostrar alguns jogos que envolvem o ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados, dentre outras, foram que os jogos matemáticos estão ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar e na mediação entre professor e aluno, na qual o primeiro deve orientar e acompanhar o processo de aprendizagem do educando, guiando-os durante a realização, finalização e as hipóteses e conclusões diante do jogo matemático usado, bem como a eficácia dos jogos matemáticos quando bem realizados e planejados. Conclui-se assim que de fato os jogos matemáticos são ferramentas que colaboram no entendimento da matemática, de forma especial em turmas dos anos finais do ensino fundamental. |
| Abstract: | This bibliographic research, whose theme is mathematical games in the final years of elementary school, seeks to answer the general objective: understand mathematics using games in the final years of elementary school. Therefore, as specific objectives, we list: using games as a means of learning mathematics; understand the relationship between teacher and student in the use of mathematical games; and show some games that involve teaching mathematics in the final years of elementary school. The results, among others, were that mathematical games are gaining more and more space in the school environment and in the mediation between teacher and student, in which the former must guide and accompany the student's learning process, guiding them during the realization, finalization and hypotheses and conclusions regarding the mathematical game used, as well as the effectiveness of mathematical games when well performed and planned. It is concluded that, in fact, mathematical games are tools that collaborate in the understanding of mathematics, especially in classes of the final years of elementary school. |
| Palavras-chave: | Jogos Matemáticos Ensino de Matemática Ensino-Aprendizagem Ensino Fundamental |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | FERREIRA, André Felipe Santos. Aplicação dos jogos matemáticos do 6° ao 9° ano. 2023. 28 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1731 |
| Data de defesa: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 327,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
