Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Iêda Félix dos-
dc.creatorSilva, Antônia Jarlândia da-
dc.contributor.advisor1Sousa, Gildo Jesus-
dc.contributor.referee1Sousa, Gildo Jesus-
dc.contributor.referee2Sousa, Jefferson Brito de-
dc.contributor.referee3Neves, Janiel Martins-
dc.date.accessioned2025-04-04T12:58:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationREIS, Iêda Félix dos; SILVA, Antônia Jarlândia da. O ensino-aprendizagem digital da matemática pós-pandemia. 2024. 47 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1749-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) visa explorar as implicações e os impactos do ensino-aprendizagem digital da Matemática no período pós-pandemia, considerando as transformações nas metodologias, recursos e práticas pedagógicas. As justificativas para a elaboração do trabalho consistem no pensamento de que é necessário, cada vez mais, um aprofundamento no assunto, já que é uma realidade ainda vivida por milhões de estudantes ao redor de todo o mundo, além disso, acreditase que o trabalho possa contribuir de alguma forma, para a reflexão sobre as dificuldades do processo ensino-aprendizagem de matemática, como também possibilita criar estratégias que possam diminuir os impactos que esse contexto atual de pandemia causou. Sendo assim, através da curiosidade sobre a temática foi construído o problema de pesquisa que consiste: quais os impactos sofridos pela educação, sobretudo o ensino de matemática, no contexto da pandemia causada pela Covid-19? O trabalho tem como objetivo geral o de intensificar a discussão sobre o impacto sofrido no processo de ensino-aprendizagem através de meios digitais após o contexto da pandemia causada pela Covid-19. A metodologia bibliográfica para o estudo sobre o ensino-aprendizagem digital da matemática no contexto pós-pandêmico consistiu em uma análise detalhada de produções acadêmicas recentes, enfocando transformações e práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas a partir das experiências com o ensino remoto emergencial. Os resultados apontaram que a utilização de ferramentas digitais e recursos educacionais abertos (REA) tem se consolidado como uma estratégia fundamental no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no contexto da educação contemporânea. As conclusões são que a pandemia acelerou a transformação digital em diversos setores, e a educação, particularmente o ensino de matemática, foi profundamente impactada por esse processo.por
dc.description.abstractThis thesis aims to explore the implications and impacts of digital teaching and learning of Mathematics in the post-pandemic period, considering the transformations in methodologies, resources, and pedagogical practices. The justification for the development of this work lies in the belief that there is a growing need to deepen the understanding of this topic, as it is still a reality faced by millions of students worldwide. Furthermore, it is believed that the work can contribute to reflecting on the difficulties of the teaching-learning process in Mathematics, as well as provide strategies to mitigate the impacts caused by the current pandemic context. Therefore, through curiosity about the topic, the research question was formulated: What are the impacts suffered by education, especially the teaching of Mathematics, in the context of the COVID-19 pandemic? The main objective of this work is to intensify the discussion on the impact on the teaching-learning process through digital means after the COVID-19 pandemic. The bibliographical methodology for studying digital teaching and learning of Mathematics in the post-pandemic context involved a detailed analysis of recent academic productions, focusing on transformations and innovative pedagogical practices developed from experiences with emergency remote teaching. The results indicated that the use of digital tools and open educational resources (OER) has become a key strategy in the teaching and learning process, especially in the context of contemporary education. The conclusions are that the pandemic accelerated the digital transformation in various sectors, and education, particularly the teaching of Mathematics, was profoundly impacted by this process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iêda Reis (iedafelixdosreis2020@gmail.com) on 2025-04-03T23:38:52Z No. of bitstreams: 2 TCC.tcc.assinado (1).pdf: 526945 bytes, checksum: 98a129d1e7278b5e64136c6c147b4c59 (MD5) termo de autorização de monografia20250403_20193551.pdf: 530553 bytes, checksum: 733d5dbbcf23d47c4d31f282c534a3bf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-04T12:58:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC.tcc.assinado (1).pdf: 526945 bytes, checksum: 98a129d1e7278b5e64136c6c147b4c59 (MD5) termo de autorização de monografia20250403_20193551.pdf: 530553 bytes, checksum: 733d5dbbcf23d47c4d31f282c534a3bf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-04T12:58:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC.tcc.assinado (1).pdf: 526945 bytes, checksum: 98a129d1e7278b5e64136c6c147b4c59 (MD5) termo de autorização de monografia20250403_20193551.pdf: 530553 bytes, checksum: 733d5dbbcf23d47c4d31f282c534a3bf (MD5) Previous issue date: 2025-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a Distância (EAD)por
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectPós-Pandemiapor
dc.subjectEnsino Digital-
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO ensino-aprendizagem digital da matemática pós-pandemiapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf514,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.