| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1749| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O ensino-aprendizagem digital da matemática pós-pandemia |
| Autor: | Reis, Iêda Félix dos Silva, Antônia Jarlândia da |
| Primeiro orientador: | Sousa, Gildo Jesus |
| Primeiro membro da banca: | Sousa, Gildo Jesus |
| Segundo membro da banca: | Sousa, Jefferson Brito de |
| Terceiro membro da banca: | Neves, Janiel Martins |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) visa explorar as implicações e os impactos do ensino-aprendizagem digital da Matemática no período pós-pandemia, considerando as transformações nas metodologias, recursos e práticas pedagógicas. As justificativas para a elaboração do trabalho consistem no pensamento de que é necessário, cada vez mais, um aprofundamento no assunto, já que é uma realidade ainda vivida por milhões de estudantes ao redor de todo o mundo, além disso, acreditase que o trabalho possa contribuir de alguma forma, para a reflexão sobre as dificuldades do processo ensino-aprendizagem de matemática, como também possibilita criar estratégias que possam diminuir os impactos que esse contexto atual de pandemia causou. Sendo assim, através da curiosidade sobre a temática foi construído o problema de pesquisa que consiste: quais os impactos sofridos pela educação, sobretudo o ensino de matemática, no contexto da pandemia causada pela Covid-19? O trabalho tem como objetivo geral o de intensificar a discussão sobre o impacto sofrido no processo de ensino-aprendizagem através de meios digitais após o contexto da pandemia causada pela Covid-19. A metodologia bibliográfica para o estudo sobre o ensino-aprendizagem digital da matemática no contexto pós-pandêmico consistiu em uma análise detalhada de produções acadêmicas recentes, enfocando transformações e práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas a partir das experiências com o ensino remoto emergencial. Os resultados apontaram que a utilização de ferramentas digitais e recursos educacionais abertos (REA) tem se consolidado como uma estratégia fundamental no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no contexto da educação contemporânea. As conclusões são que a pandemia acelerou a transformação digital em diversos setores, e a educação, particularmente o ensino de matemática, foi profundamente impactada por esse processo. |
| Abstract: | This thesis aims to explore the implications and impacts of digital teaching and learning of Mathematics in the post-pandemic period, considering the transformations in methodologies, resources, and pedagogical practices. The justification for the development of this work lies in the belief that there is a growing need to deepen the understanding of this topic, as it is still a reality faced by millions of students worldwide. Furthermore, it is believed that the work can contribute to reflecting on the difficulties of the teaching-learning process in Mathematics, as well as provide strategies to mitigate the impacts caused by the current pandemic context. Therefore, through curiosity about the topic, the research question was formulated: What are the impacts suffered by education, especially the teaching of Mathematics, in the context of the COVID-19 pandemic? The main objective of this work is to intensify the discussion on the impact on the teaching-learning process through digital means after the COVID-19 pandemic. The bibliographical methodology for studying digital teaching and learning of Mathematics in the post-pandemic context involved a detailed analysis of recent academic productions, focusing on transformations and innovative pedagogical practices developed from experiences with emergency remote teaching. The results indicated that the use of digital tools and open educational resources (OER) has become a key strategy in the teaching and learning process, especially in the context of contemporary education. The conclusions are that the pandemic accelerated the digital transformation in various sectors, and education, particularly the teaching of Mathematics, was profoundly impacted by this process. |
| Palavras-chave: | Educação a Distância (EAD) Ensino de Matemática Pós-Pandemia Ensino Digital |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | REIS, Iêda Félix dos; SILVA, Antônia Jarlândia da. O ensino-aprendizagem digital da matemática pós-pandemia. 2024. 47 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1749 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 514,59 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
