Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1749
Tipo do documento: Monografia
Título: O ensino-aprendizagem digital da matemática pós-pandemia
Autor: Reis, Iêda Félix dos
Silva, Antônia Jarlândia da
Primeiro orientador: Sousa, Gildo Jesus
Primeiro membro da banca: Sousa, Gildo Jesus
Segundo membro da banca: Sousa, Jefferson Brito de
Terceiro membro da banca: Neves, Janiel Martins
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) visa explorar as implicações e os impactos do ensino-aprendizagem digital da Matemática no período pós-pandemia, considerando as transformações nas metodologias, recursos e práticas pedagógicas. As justificativas para a elaboração do trabalho consistem no pensamento de que é necessário, cada vez mais, um aprofundamento no assunto, já que é uma realidade ainda vivida por milhões de estudantes ao redor de todo o mundo, além disso, acreditase que o trabalho possa contribuir de alguma forma, para a reflexão sobre as dificuldades do processo ensino-aprendizagem de matemática, como também possibilita criar estratégias que possam diminuir os impactos que esse contexto atual de pandemia causou. Sendo assim, através da curiosidade sobre a temática foi construído o problema de pesquisa que consiste: quais os impactos sofridos pela educação, sobretudo o ensino de matemática, no contexto da pandemia causada pela Covid-19? O trabalho tem como objetivo geral o de intensificar a discussão sobre o impacto sofrido no processo de ensino-aprendizagem através de meios digitais após o contexto da pandemia causada pela Covid-19. A metodologia bibliográfica para o estudo sobre o ensino-aprendizagem digital da matemática no contexto pós-pandêmico consistiu em uma análise detalhada de produções acadêmicas recentes, enfocando transformações e práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas a partir das experiências com o ensino remoto emergencial. Os resultados apontaram que a utilização de ferramentas digitais e recursos educacionais abertos (REA) tem se consolidado como uma estratégia fundamental no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no contexto da educação contemporânea. As conclusões são que a pandemia acelerou a transformação digital em diversos setores, e a educação, particularmente o ensino de matemática, foi profundamente impactada por esse processo.
Abstract: This thesis aims to explore the implications and impacts of digital teaching and learning of Mathematics in the post-pandemic period, considering the transformations in methodologies, resources, and pedagogical practices. The justification for the development of this work lies in the belief that there is a growing need to deepen the understanding of this topic, as it is still a reality faced by millions of students worldwide. Furthermore, it is believed that the work can contribute to reflecting on the difficulties of the teaching-learning process in Mathematics, as well as provide strategies to mitigate the impacts caused by the current pandemic context. Therefore, through curiosity about the topic, the research question was formulated: What are the impacts suffered by education, especially the teaching of Mathematics, in the context of the COVID-19 pandemic? The main objective of this work is to intensify the discussion on the impact on the teaching-learning process through digital means after the COVID-19 pandemic. The bibliographical methodology for studying digital teaching and learning of Mathematics in the post-pandemic context involved a detailed analysis of recent academic productions, focusing on transformations and innovative pedagogical practices developed from experiences with emergency remote teaching. The results indicated that the use of digital tools and open educational resources (OER) has become a key strategy in the teaching and learning process, especially in the context of contemporary education. The conclusions are that the pandemic accelerated the digital transformation in various sectors, and education, particularly the teaching of Mathematics, was profoundly impacted by this process.
Palavras-chave: Educação a Distância (EAD)
Ensino de Matemática
Pós-Pandemia
Ensino Digital
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: REIS, Iêda Félix dos; SILVA, Antônia Jarlândia da. O ensino-aprendizagem digital da matemática pós-pandemia. 2024. 47 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1749
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf514,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.