???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1756
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre literatura e história: a metaficção dos esquecidos em Torto Arado |
Título(s) alternativo(s): | Between literature and history: the metafiction of the forgotten in Torto Arado |
Autor: | Sousa, Crislayde Maria de ![]() |
Primeiro orientador: | Lopes, Maria Suely de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Luizir de |
Segundo membro da banca: | Silva, Ruan Nunes |
Terceiro membro da banca: | Costa, Margareth Torres de Alencar |
Resumo: | Essa dissertação analisa o contexto entre literatura e história e a metaficção dos esquecidos na obra Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, o estudo investiga como a narrativa literária resgata e ressignifica memórias marginalizadas, propondo uma reflexão crítica sobre as narrativas históricas tradicionais e sobre a fundamentação da metaficção dos esquecidos. O objetivo geral é analisar a relação entre literatura e história na obra Torto Arado e como a metaficção dos esquecidos convergem para subverter os sujeitos marginalizados Especificamente, busca-se: discutir os pressupostos teóricos das definições de literatura e história numa perspectiva pós-moderna; propor um conceito para a metaficção dos esquecidos com a finalidade de visibilizar os sujeitos marginalizados socialmente e historicamente; analisar como Santa Rita Pescadeira simboliza a metaficção dos esquecidos, evidenciando, uma perspectiva literária, a visibilidade dada às histórias silenciadas e apagadas pelo discurso dominante. A base teórica do estudo se desdobra em três capítulos. No primeiro, são discutidos os conceitos de literatura e história com base em Culler (1999), Acízelo (2007), Eagleton (2006), White (1992), Certeau (2011), Sharpe (1992), Jameson (2002), Hutcheon (1999), Rouanet (2012), Freyre (1993), Ricoeur (1994), Pesavento (2003), Jozef (2005) e Barros (2010). O capítulo seguinte aborda a metaficção como e a visibilidade a sujeitos esquecidos e apresenta Santa Rita Pescadeira como símbolo dos marginalizados. O estudo é centrado em alguns teóricos como Gass (1960), Kerdeman (1991), Johntone (2015), Connor (1993), Hutcheon (1999), Geyh (2003), Fernandezem (2012), Waugh (1996), Aristóteles (2011) e Spivak (2010), Said (1978), Lyotard (2012), Zumthor (1997), Eliade (1992), Lefebve (1998) e Bhabha (1998). O último capítulo foca na questão do silêncio dos arquivos e a importância da ficção como forma de denúncia social, através da literatura. Nesse capitulo destacam-se as contribuições de Nora (1984), Halbwach (1990), hooks (1995), Goff (1990) (2002), Ricour (1994), Cândido (2000), Burke (1992), Bosi (1994), Halbwachs (1990), Strauss (1962), Veyne (1988), Dalcastagnè (2012) e Ribeiro (2017). Metodologicamente, a pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo de Bardin (2009). Torto Arado é examinado por sua mescla de realismo mágico e prosa poética, revelando as lutas e resistências dos trabalhadores rurais descendentes de escravizados no sertão baiano. Conclui-se que a obra utiliza a "metaficção dos esquecidos" para questionar e ressignificar as narrativas históricas, propondo novas perspectivas sobre a formação social e cultural do Brasil. A literatura emerge como uma forma de resistência cultural, desafiando e reconfigurando as narrativas hegemônicas e celebrando a resistência dos personagens marginalizados, destacando a ligação intrínseca entre terra, identidade e memória. |
Abstract: | This dissertation analyzes the intersection of Literature and History and the concept of the “metafiction of the forgotten” in Torto Arado by Itamar Vieira Junior. The study investigates how literary narratives recover and resignify marginalized memories, offering a critical reflection on traditional historical narratives and establishing a foundation for the metafiction of the forgotten. The general objective is to analyze the relationship between Literature and History in Torto Arado and how the metafiction of the forgotten subverts marginalized subjects. Specifically, it seeks to: discuss the theoretical assumptions of Literature and History from a postmodern perspective; propose a definition for the metafiction of the forgotten to shed light on socially and historically marginalized subjects; and analyze how Santa Rita Pescadeira symbolizes the metafiction of the forgotten, evidencing, from a literary perspective, the visibility given to silenced and erased histories by the dominant discourse. The theoretical basis of the study is developed across three chapters. The first chapter discusses the concepts of Literature and History based on Culler (1999), Acízelo (2007), Eagleton (2006), White (1992), Certeau (2011), Sharpe (1992), Jameson (2002), Hutcheon (1999), Rouanet (2012), Freyre (1993), Ricoeur (1994), Pesavento (2003), Jozef (2005), and Barros (2010). The following chapter addresses metafiction and the visibility of forgotten subjects, presenting Santa Rita Pescadeira as a symbol of the marginalized. The study is grounded in theorists such as Gass (1960), Kerdeman (1991), Johntone (2015), Connor (1993), Hutcheon (1999), Geyh (2003), Fernandez (2012), Waugh (1996), Aristotle (2011), Spivak (2010), Said (1978), Lyotard (2012), Zumthor (1997), Eliade (1992), Lefebvre (1998), and Bhabha (1998). The final chapter focuses on the silence of archives and the importance of fiction as a form of social critique through literature. This chapter highlights contributions from Nora (1984), Halbwachs (1990), hooks (1995), Goff (1990, 2002), Ricœur (1994), Cândido (2000), Burke (1992), Bosi (1994), Halbwachs (1990), Strauss (1962), Veyne (1988), Dalcastagnè (2012), and Ribeiro (2017). Methodologically, the research adopts a basic, qualitative, and exploratory approach, employing bibliographic research and Bardin's (2009) content analysis. Torto Arado is analyzed for its integration of magical realism and poetic prose, highlighting the struggles and resilience of rural workers descended from enslaved people in the Bahian sertão. The study concludes that the work employs the metafiction of the forgotten to challenge and reinterpret historical narratives, proposing new perspectives on Brazil's social and cultural formation. Literature emerges as a form of cultural resistance, reshaping hegemonic narratives and celebrating the resilience of marginalized characters, emphasizing the intrinsic ties between land, identity, and memory. |
Palavras-chave: | Literatura História Metaficção dos Esquecidos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | SOUSA, Crislayde Maria de. Entre literatura e história: a metaficção dos esquecidos em Torto Arado. 2025. 114 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina Piauí, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1756 |
Data de defesa: | 2025 |
Appears in Collections: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação completa.pdf | 773,5 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.