Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Erivelton Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9239853303699623por
dc.contributor.advisor1Sá Neto, Olímpio Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2968431280770007por
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Wilton de Carvalho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1344366688842133por
dc.contributor.referee1Sá Neto, Olímpio Pereira de-
dc.contributor.referee2Nascimento, Alexandro das Chagas de Sousa-
dc.contributor.referee3Silva, Agmael Mendonça-
dc.contributor.referee4Campelo, Manoel Jesus Memória-
dc.contributor.referee5Filho, Antonio de Macedo-
dc.date.accessioned2025-04-08T14:01:20Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Erivelton Vieira da. Utilização de maquete para o ensino de associação de resistores. 2025. 135 f. Dissertação (Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1758-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de um projeto desenvolvido no 3º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Cassiana Rocha, em Piripiri, Piauí, que propôs o uso de maquetes para o ensino de associação de resistores. A iniciativa, parte das exigências do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), buscou promover uma aprendizagem significativa dos conceitos de eletrodinâmica, partindo dos conhecimentos prévios dos estudantes e conectando a teoria `a sua realidade cotidiana. O projeto adotou uma metodologia ativa e participativa, em contraposição ao ensino tradicional, e culminou na construção de uma maquete acessível, que facilitou a compreensão dos conceitos abstratos e despertou o interesse dos alunos. Os resultados evidenciam o aumento do engajamento e da participação dos estudantes, bem como a melhoria no desempenho em sala de aula. O uso de maquetes mostrou-se uma ferramenta pedagógica eficaz para aproximar o ensino de Física do cotidiano dos alunos, tornando a disciplina mais atrativa e contribuindo para um aprendizado mais dinâmico e interativo.por
dc.description.abstractThis work presents the results of a project developed with 3rd-year high school students at the Cassiana Rocha School in Piripiri, Piauí, which proposed the use of models for teaching resistor networks. The initiative, part of the requirements of the National Professional Master’s in Physics Teaching (MNPEF), aimed to promote meaningful learning of electrodynamics concepts, starting from the students’ prior knowledge and connecting theoretical content to their everyday reality. The project adopted an active and participatory methodology, in contrast to traditional teaching methods, and culminated in the construction of an accessible model, which facilitated the understanding of abstract concepts and sparked students’ interest. The results show increased student engagement and participation, as well as improved performance in the classroom. The use of models proved to be an effective pedagogical tool for bringing physics teaching closer to students’ daily lives, making the subject more attractive and contributing to a more dynamic and interactive learning experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ERIVELTON SILVA (evdasilva@aluno.uespi.br) on 2025-04-08T13:42:15Z No. of bitstreams: 2 Dissertação completa.pdf: 38145483 bytes, checksum: c7b6ad4e9f22ac0b13b9d70459213aa6 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_erivelton_assinado_assinado.pdf: 91061 bytes, checksum: 80c8878c778a478ea9ecc1aa2a6225d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-08T14:01:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação completa.pdf: 38145483 bytes, checksum: c7b6ad4e9f22ac0b13b9d70459213aa6 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_erivelton_assinado_assinado.pdf: 91061 bytes, checksum: 80c8878c778a478ea9ecc1aa2a6225d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T14:01:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação completa.pdf: 38145483 bytes, checksum: c7b6ad4e9f22ac0b13b9d70459213aa6 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_erivelton_assinado_assinado.pdf: 91061 bytes, checksum: 80c8878c778a478ea9ecc1aa2a6225d6 (MD5) Previous issue date: 2025-02-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectMaquetepor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectEletrodinâmicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleUtilização de maquete para o ensino de associação de resistorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf37,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.