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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1772| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | As relações de gênero e o processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental I de uma escola da rede pública de ensino de Teresina-PI |
| Autor: | Matos, Nayara Ribeiro ![]() |
| Primeiro orientador: | Abreu, Jânio Jorge Vieira de |
| Primeiro membro da banca: | Abreu, Jânio Jorge Vieira de |
| Segundo membro da banca: | Santos, Ana Célia de Sousa |
| Terceiro membro da banca: | Fernandes, Elisângela da Silva |
| Resumo: | O presente trabalho traz os resultados da pesquisa que investigou “As relações de gênero e o processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública de ensino de Teresina-PI”, o qual partiu do seguinte problema: como a escola pública aborda e constrói uma educação para as relações de gênero no cotidiano, através do processo ensino- aprendizagem? Para responder a esta indagação o estudo teve como objetivo geral: analisar como a escola pública de Ensino Fundamental I, através do processo ensino-aprendizagem, aborda e constrói os assuntos relacionados às relações de gênero em seu cotidiano, para apreender seu impacto no ambiente escolar. Para alcançar o objetivo proposto, desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos ou ações investigativas: observar as práticas educativas para as relações de gênero, desenvolvidas pela instituição; verificar os desafios, possibilidades e proposições para a educação das relações de gênero através do processo ensino-aprendizagem e; identificar as concepções dos/as professores/as sobre a importância de se trabalhar as relações de gênero no ambiente escolar. O estudo tem como base teórica: Louro (1997), Lins, Machado, Escoura (2016), Scott (1990), Butler (2003), Beauvoir (1980) e outros/as. Os procedimentos metodológicos do estudo foram os seguintes: pesquisa de campo (Bogdan e Biklen, 1994) sob abordagem qualitativa (Minayo, 2001); na produção de dados utilizou-se questionários (Marconi & Lakatos, 1999), instrumento este para construção do perfil docente, perfil dirigente e perfil da instituição; fez-se observação sistemática (Marconi & Lakatos, 1999) e entrevistas guiadas (Marconi & Lakatos, 1999); participaram da pesquisa o diretor da escola, uma professora efetiva e uma professora complementar, totalizando três participantes. Concluiu-se com o estudo que, embora o tema gênero seja abordado em algumas práticas curriculares obrigatórias do Ensino Fundamental I, não ocorre um trabalho sistemático para a abordagem desse tema no processo ensino-aprendizagem. |
| Abstract: | This paper presents the results of the research that investigated “Gender relations and the teaching-learning process in Elementary School 1 of the public school in Teresina-PI”, which started from the following problem: how does the public school approach and construct an education for gender relations in everyday life, through the teaching-learning process? To answer this question, the study had as its general objective: to analyze how the public Elementary School I, through the teaching and learning processes, approaches and constructs the issues related to gender relations in its daily life, to understand its impact on the school environment. To achieve the proposed objective, the following specific objectives or investigative actions were developed: to observe the educational practices for gender relations, developed by the institution; to verify the challenges and possibilities for the education of gender relations through the teaching-learning process; to identify the teachers’ conceptions about the importance of working on gender relations in the school environment. The study is based on the following theoretical frameworks: Louro (1997), Lins, Machado, Escoura (2016), Scott (1990), Butler (2003), Beauvoir (1980), and others. The methodological procedures of the study were as follows: field research (Bogdan and Biklen, 1994) using a qualitative approach (Minayo, 2001); questionnaires (Marconi & Lakatos, 1999) were used to produce data to construct the teacher and management profile and the institution's profile; systematic observation (Marconi & Lakatos, 1999) and guided interviews (Marconi & Lakatos, 1999) were carried out; the school principal, a full-time teacher, and a supplementary teacher participated in the research, totaling three participants. The study concluded that, although the topic of gender is addressed in some mandatory curricular practices in lower elementary education, there is no systematic work to address this topic in the teaching-learning process. |
| Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Ensino fundamental Relações de gênero Igualdade de gênero |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | MATOS, Nayara Ribeiro. As relações de gênero e o processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental I de uma escola da rede pública de ensino de Teresina-PI. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1772 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA) |
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