Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1807
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | @historiando: juventudes e autonomia discente no ensino de História |
Autor: | Cardoso, Luma de Carvalho |
Primeiro orientador: | Reisdorfer, Thiago |
Resumo: | Este estudo teve como principal objetivo fomentar a autonomia discente e promover aprendizagens significativas no ensino de História, utilizando o Instagram como ferramenta didática. O ensino de História, seus currículos e a própria escola tendem a invisibilizar as juventudes, perpetuando uma dominação histórica dos adultos sobre crianças e jovens, naturalizando essa hierarquia e limitando tanto o desenvolvimento da condição juvenil quanto a construção de aprendizagens significativas na disciplina. Para abordar essa questão, a pesquisa adotou uma metodologia que combinou revisão bibliográfica sobre juventudes, ensino de História, História do Tempo Presente e História Pública, além de pesquisa de campo com alunos do ensino médio técnico do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), na cidade de Tutóia. A investigação se deu por meio de uma pesquisa-ação realizada no contexto da disciplina eletiva @historiando.iema, que envolveu a pesquisa, produção e divulgação de vídeos com conteúdo histórico na rede social Instagram. O produto educacional desenvolvido foi a disciplina eletiva e, consequentemente, um Guia de Orientação com drive para orientar professores com interesse nessa linha de pesquisa e trabalho. Os resultados indicam que a experiência contribuiu para a promoção da autonomia discente, demonstrando o potencial das atividades práticas e do uso de mídias digitais para a construção de aprendizagens mais engajadas e significativas no ensino de História. |
Abstract: | This study aimed to foster student autonomy and promote meaningful learning in History teaching by using Instagram as a didactic tool. History teaching, its curricula, and the school system itself tend to make youth invisible, perpetuating a historical domination of adults over children and young people, naturalizing this hierarchy and limiting both the development of youth identity and the construction of meaningful learning in the subject. To address this issue, the research adopted a methodology that combined a bibliographic review on youth studies, History teaching, Present-Time History, and Public History, along with field research conducted with technical high school students from the Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) in the city of Tutóia. The investigation was carried out through action research within the elective course @historiando.iema, which involved researching, producing, and disseminating videos with historical content on the social media platform Instagram. The educational product developed was the elective course itself and, consequently, a Guidance Guide with a digital drive to assist teachers interested in this line of research and work. The results indicate that the experience contributed to promoting student autonomy, demonstrating the potential of practical activities and digital media use in constructing more engaged and meaningful learning experiences in History teaching. |
Palavras-chave: | Autonomia Discente Ensino de História História da Infância e Juventude |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | CARDOSO, Luma de Carvalho. @historiando: juventudes e autonomia discente no ensino de História. 2025. 116 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1807 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.