Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1811
Tipo do documento: Monografia
Título: Atividades epilinguísticas em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise crítica
Autor: Silva, Carlene da 
Primeiro orientador: Monteiro, Beatrice Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Tarcilane
Segundo membro da banca: Araújo, Camélia
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a presença e a abordagem das atividades epilinguísticas em livros didáticos de Língua Portuguesa, especialmente na coleção Teláris Essencial Português do 6° ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Fundamentada nos estudos de Franchi (1991), Silva (2010), Garcia e Sisla (2020), Bezerra e Semeghini-Siqueira (2007), entre outros, a pesquisa compreende as atividades epilinguísticas como práticas que promovem a reflexão sobre o uso e funcionamento da língua, sem necessariamente recorrer a terminologias gramaticais, contribuindo para o desenvolvimento das competências linguísticas e metalinguísticas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, buscando identificar como essas atividades são abordadas no livro didático com base nas orientações curriculares, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise revelou que, embora contemplem algumas propostas reflexivas, a abordagem tende a ser tradicional e mecânica, conforme criticado por autores como Pilati (2017) e Mendonça (2006), sem explorar a autonomia dos alunos na sua própria construção do conhecimento linguístico. Conclui-se, que apesar dos avanços, há grandes espaços para melhoria na elaboração de atividades que estimulam uma compreensão profunda e dinâmica da língua, promovendo uma formação reflexiva e crítica.
Abstract: This work aims to critically analyze the presence and approach of epilinguistic activities in Portuguese language textbooks, especially in the collection Teláris Essencial Portuguese of the 6th grade and 9th grade of Elementary School. Based on the studies of Franchi (1991), Silva (2010), Garcia and Sisla (2020), Bezerra and Semeghini-Siqueira (2007), among others, the research understands epilinguistic activities as practices that promote reflection on the use and functioning of language, without necessarily resorting to grammatical terminologies, contributing to the development of students' linguistic and metalinguistic skills. This is a qualitative documentary research, seeking to identify how these activities are addressed in the textbook based on curricular guidelines, such as the National Curriculum Parameters (PCNs) and the National Common Curricular Base (BNCC) ). The analysis revealed that, although they include some reflective proposals, the approach tends to be traditional and mechanical, as criticized by authors such as Pilati (2017) and Mendonça (2006), without exploring the autonomy of students in their own construction of linguistic knowledge. It is concluded that despite the advances, there are great spaces for improvement in the elaboration of activities that stimulate a deep and dynamic understanding of the language, promoting a reflective and critical education.
Palavras-chave: Atividades Epilinguísticas
Livros Didáticos
Ensino da Língua Portuguesa.
Análise Crítica
Reflexão Linguística
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SILVA, Carlene da. Atividades epilinguísticas em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise crítica. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1811
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf3,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.