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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de história e literatura infantil: educação antirracista e representação negra nos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da lei 10.639/2003
Título(s) alternativo(s): Teaching history and children's literature: anti-racist education and black representation in the early years of elementary school, in light of law 10,639/2003
Autor: Gomes, Suzana Macêdo Nunes 
Primeiro orientador: Cunha, Renata Cristina da
Primeiro membro da banca: Cunha, Renata Cristina da
Segundo membro da banca: Nascimento, Francisco de Assis de Sousa
Terceiro membro da banca: Durão, Gustavo de Andrade
Quarto membro da banca: Teles, Fabrícia Pereira
Resumo: A Pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), analisou a interseção entre o ensino de História e a Literatura infantil, contribuindo para o imperativo reconhecimento da representação negra na Literatura Infantil para o desenvolvimento de uma educação antirracista. A pesquisa foi motivada pela seguinte questão orientadora: Como a interseção entre ensino de História e Literatura Infantil Negra pode colaborar na promoção de uma educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003? Para responder à questão orientadora foram traçados os seguintes objetivos: Geral: analisar como a interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra pode colaborar na promoção de uma educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003. Específicos: discutir o arcabouço teórico da interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra, à luz da Lei 10.639/2003; saber a percepção dos/das participantes da pesquisa acerca da interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra, à luz da Lei 10.639/2003; 3) propor uma Oficina Literária como produto educacional para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de colaborar com a promoção de uma educação antirracista. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de cunho exploratório. A produção de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizada com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da cidade de Buriti dos Lopes, Piauí. As respostas obtidas com a aplicação do questionário foram analisadas à luz das seguintes bases teóricas: Ensino de História: Bittencourt (2018), Daniel (2023), Lima (2024); Literatura Infantil Negra e representação negra: Farias (2018), Gouvêa (2005), Sousa (2018); Lei 10.639/2003: Barbosa (2020), Brasil (2003), Silveira (2024); Estudos sobre racismo, preconceito, descolonização e educação antirracista: Adichie (2019), Almeida (2019), Correia (2023), Gomes (2005), Gonzalez (2020), Nascimento (2021), Ribeiro (2019). Para procedermos com a análise dos dados, ou seja, para investigar o conteúdo das respostas produzidas pelos participantes da pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016), pois as especificidades desse tipo de análise se mostraram mais adequadas para explorarmos a pluralidade e a riqueza dos significados das respostas dos professores. A análise e interpretação dos dados produzidos revelaram os desafios relacionados à presença, ausência e (ou) marginalização da temática afro-brasileira e étnico-racial na sala de aula. Os desafios revelados foram: a questão do currículo das escolas, que não contempla ou pouco contempla a temática étnico-racial; a falta de materiais e livros de Literatura Infantil com a temática negra e o fato da temática só ser abordada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. No entanto, apesar dos desafios, os professores reconhecem a importância do trabalho com a Literatura Infantil e da abordagem da temática étnico-racial em sala de aula. Para tanto, a partir das respostas do questionário, fornecidas pelos participantes da pesquisa, elaboramos como produto educacional, a proposta de uma Oficina Literária para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para a promoção de uma educação antirracista.
Abstract: The research, linked to the Professional Master's Degree in History Teaching (ProfHistória), analyzed the relationship between history teaching and children's literature, contributing to the imperative recognition of black representation in children's literature for the development of anti-racist education. The research was motivated by the following guiding question: How can the relationship between History Teaching and Black Children's Literature help promote anti-racist education in the early years of Elementary School, in light of Law 10,639/2003? To answer the guiding question, the following objectives were outlined: General: Analyze how the relationship between History Teaching and Black Children's Literature can contribute to the promotion of anti-racist education in the early years of Elementary School, in light of Law 10,639/2003. Specific: 1) Discuss the theoretical framework of the intersection between History Teaching and Black Children's Literature, in light of Law 10,639/2003; 2) Know the perception of research participants regarding the intersection between the Teaching of History and Black Children's Literature in light of Law 10,639/2003; 3) Propose a Literary Workshop as an educational product for teachers in the early years of Elementary School in order to collaborate in promoting anti-racist education. To achieve the research objectives, a Field Research was carried out with a qualitative approach of an exploratory nature. Data collection occurred through the application of a questionnaire with open and closed questions, with teachers from the initial years of Elementary School, at a school in the city of Buriti dos Lopes, Piauí. The responses obtained from the application of the questionnaire were analyzed in light of the following theoretical bases: Teaching History; Afro-Brazilian Children's Literature; Law 10,639/2003; studies on racism, prejudice and anti-racist education, from the perspective of authors such as: Circe Bittencourt (2018), Gomes (2005), Chimamanda Ngozi Adichie (2019), Beatriz Nascimento (2021), Lélia Gonzalez (2020), Djamila Ribeiro (2019), Batista (2014), Silva & Oliveira (2023). To proceed with the data analysis, that is, to investigate the content of the responses produced by the research participants, we used Bardin's content analysis (2016), as the specificities of this type of analysis proved to be more suitable for exploring the plurality and richness of the meanings of the teachers' responses. The analysis and interpretation of the data produced revealed the challenges related to the presence, absence and (or) marginalization of Afro-Brazilian and ethnic-racial themes in the classroom. The challenges revealed were: the issue of the school curriculum, which does not or does not include ethnic-racial issues; the lack of materials and children's literature books with Afro-Brazilian themes and the fact that the topic is only addressed on November 20th, Black Consciousness Day. However, despite the challenges, teachers recognize the importance of working with children's literature and addressing ethnic-racial themes in the classroom. To this end, based on the questionnaire responses provided by the research participants, we developed as an educational product the proposal for a Literary Workshop for teachers in the early years of Elementary School, to promote anti-racist education.
Palavras-chave: Ensino de História
Literatura Infantil
Lei 10.639/2003
Educação Antirracista
Literatura Afro-Brasileira
Representação Negra
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: GOMES, Suzana Macêdo Nunes. Ensino de história e literatura infantil: educação antirracista e representação negra nos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da lei 10.639/2003. 2025. 116 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1831
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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