Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1850
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação patrimonial e o museu Dom Avelar Brandão Vilela: o museu como espaço de educação não formal nas aulas de história
Autor: Oliveira, Daniela Félix de
Primeiro orientador: Marinho, Joseanne Zingleara Soares
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o uso do Museu Dom Avelar Brandão Vilela nas aulas da disciplina de História por meio da metodologia da educação patrimonial com ênfase no patrimônio cultural. O trabalho propõe a discussão sobre as temáticas patrimônio cultural, educação patrimonial, museus e ensino de História. Nessa perspectiva, foram de grande relevância para a abordagem teórico-conceitual os autores Maria Cecília Londres Fonseca (2017) sobre patrimônio cultural,Michel Pollack (1992) e sua concepção de memória e identidade social, Pierre Nora (1993) e sua concepção de lugares de memória, François Hartog para entender a relação entre tempo e patrimônio, Sônia Regina Rampim Florêncio (2015) e Átila Tolentino (2019) para discutir Educação patrimonial, Selva Guimarães; Marcos Silva ( 2012) e Ricardo de Aguiar Pacheco (2012) acerca do Ensino de História e Patrimônio Cultural, além da legislação brasileira que versa sobre Patrimônio, especificamente leis e decretos.Com o objetivo de apresentar o museu como uma nova linguagem com possibilidade de uso para diversificar o ensino e proporcionar melhor aprendizagem nas aulas de História, a pesquisa elaborou como produto educacional, um Guia de orientação aos docentes sobre o uso do acervo do Museu Dom Avelar Brandão Vilela nas aulas de História, pois o guia traz informações acerca do conceito de educação patrimonial, roteiro de visita guiada e atividades práticas baseadas no Guia de Educação Patrimonial do Iphan elaborado por Maria de Lourdes Horta, Evelina Grunberg e Adriane Monteiro (1999).
Abstract: This research aims to analyze the use of the Dom Avelar Brandão Vilela Museum in History classes through the methodology of heritage education with an emphasis on cultural heritage. The work proposes a discussion on the themes of cultural heritage, heritage education, museums and history teaching. From this perspective, the authors Maria Cecília Londres Fonseca (2017) on cultural heritage, Michel Pollack (1992) and his conception of memory and social identity, Pierre Nora (1993) and his conception of places were of great relevance to the theoretical-conceptual approach. from memory, François Hartog to understand the relationship between time and heritage, Sônia Regina Rampim Florêncio (2015) and Átila Tolentino (2019) to discuss Heritage education, Selva Guimarães; Marcos Silva (2012) and Ricardo de Aguiar Pacheco (2012) about the Teaching of History and Cultural Heritage, in addition to the Brazilian legislation that deals with Heritage, specifically laws and decrees. use to diversify teaching and provide better learning in History classes, the research developed, as an educational product, a Guidance Guide for teachers on the use of the Dom Avelar Brandão Vilela Museum collection in History classes, the guide provides information about the concept of heritage education, guided tour itinerary and practical activities based on the Iphan Heritage Education Guide prepared by Maria de Lourdes Horta, Evelina Grunberg and Adriane Monteiro (1999).
Palavras-chave: Ensino de História
Patrimônio Cultural
Educação Patrimonial
Museu
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: OLIVEIRA, Daniela Félix de. Educação patrimonial e o museu Dom Avelar Brandão Vilela: o museu como espaço de educação não formal nas aulas de história. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1850
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf9,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.