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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1852
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão |
Autor: | Lima, Alysson Honorato B. de |
Primeiro orientador: | Costa, Solange Aparecida de Campos |
Resumo: | O objetivo da investigação, Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão, é refletir sobre o modo como os estudantes se relacionam com o passado e como este serve de orientação para sua vida prática, tendo a democracia como elemento problematizador. Nesse sentido, a questão democrática foi abordada em perspectiva histórica no âmbito ocidental e, também, no âmbito brasileiro. Foi destacado algumas intersecções entre educação cidadã e democracia. A partir dos princípios da Pedagogia histórico-crítica dos conteúdos foi sistematizado uma autorreflexão, tendo como referência casos concretos sobre prática de sala de aula do pesquisador. O suporte teórico são obras de referência sobre democracia, consciência histórica, aprendizagem histórica e a Pedagogia histórico-crítica. A intervenção é uma atividade gamificada. A gamificação procura aplicar, na vida cotidiana, a ideia da consciência histórica e os princípios da aprendizagem histórico-crítica. |
Abstract: | The aim of the research, A gamification about democracy and slavery: discussing historical consciousness and critical historical pedagogy from a lesson about slavery, is to reflect on the way students relate to the past and how it serves as an orientation for their practical life, having democracy as a problematizing element. In this sense, the democratic issue was approached from a historical perspective in the western context and also in the Brazilian context. Some intersections between citizenship education and democracy were highlighted. Based on the principles of the Critical-Historical Pedagogy of the contents, a self-reflection was systematized, having as reference concrete cases about the classroom practice of the researcher. The theoretical support is based on reference works about democracy, historical consciousness, historical learning and Critical Historical Pedagogy. The intervention is a gamified activity. Gamification seeks to apply, in everyday life, the idea of historical consciousness and the principles of historical-critical Learning. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Histórica Democracia Consciência Histórica Didática Histórica Pedagogia Histórico-crítica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | LIMA, Alysson Honorato B. de. Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1852 |
Data de defesa: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Completa.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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