Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1852
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão
Autor: Lima, Alysson Honorato B. de
Primeiro orientador: Costa, Solange Aparecida de Campos
Resumo: O objetivo da investigação, Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão, é refletir sobre o modo como os estudantes se relacionam com o passado e como este serve de orientação para sua vida prática, tendo a democracia como elemento problematizador. Nesse sentido, a questão democrática foi abordada em perspectiva histórica no âmbito ocidental e, também, no âmbito brasileiro. Foi destacado algumas intersecções entre educação cidadã e democracia. A partir dos princípios da Pedagogia histórico-crítica dos conteúdos foi sistematizado uma autorreflexão, tendo como referência casos concretos sobre prática de sala de aula do pesquisador. O suporte teórico são obras de referência sobre democracia, consciência histórica, aprendizagem histórica e a Pedagogia histórico-crítica. A intervenção é uma atividade gamificada. A gamificação procura aplicar, na vida cotidiana, a ideia da consciência histórica e os princípios da aprendizagem histórico-crítica.
Abstract: The aim of the research, A gamification about democracy and slavery: discussing historical consciousness and critical historical pedagogy from a lesson about slavery, is to reflect on the way students relate to the past and how it serves as an orientation for their practical life, having democracy as a problematizing element. In this sense, the democratic issue was approached from a historical perspective in the western context and also in the Brazilian context. Some intersections between citizenship education and democracy were highlighted. Based on the principles of the Critical-Historical Pedagogy of the contents, a self-reflection was systematized, having as reference concrete cases about the classroom practice of the researcher. The theoretical support is based on reference works about democracy, historical consciousness, historical learning and Critical Historical Pedagogy. The intervention is a gamified activity. Gamification seeks to apply, in everyday life, the idea of historical consciousness and the principles of historical-critical Learning.
Palavras-chave: Aprendizagem Histórica
Democracia
Consciência Histórica
Didática Histórica
Pedagogia Histórico-crítica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: LIMA, Alysson Honorato B. de. Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1852
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.