Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1854
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de história africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático |
Autor: | Araújo, Érika Renata Dias de |
Primeiro orientador: | Durão, Gustavo de Andrade |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um caminho investigativo para o ensino de história africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático. A estratégia metodológica foi análise documental e revisão bibliográfica. Por se tratar de um mestrado profissional, realizou-se uma intervenção pedagógica, voltada para o Ensino Médio, a partir da elaboração de um caderno de sequências didáticas com exemplos práticos de como trabalhar o ensino de história africana e afro-brasileira através do letramento digital e midiático. A pesquisa partiu da análise bibliográfica e da legislação acerca do ensino de História africana e afrobrasileira no Brasil, pensada a partir das dificuldades usualmente encontradas na prática dessa temática na educação básica, especialmente no Ensino Médio. Também foi feita pesquisa sobre a escola na Era da informação e a necessidade de usar as ferramentas digitais não como acessórios, mas de maneira efetiva e orgânica, evidenciando vantagens de sua prática do ensino de História. Nesse sentido, este trabalho propõe uma metodologia de ensino de História africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático, de modo a apontar possíveis caminhos nos quais estudantes e professores passem de usuários a navegadores qualificados, obtendo habilidades tais como leitura, pensamento crítico e produção de conhecimento acerca da História africana e afro-brasileira contribuindo, assim, de modo respeitoso e democrático dentro do ambiente digital. |
Abstract: | This research has as main objective to build an investigative path for the teaching of African and AfroBrazilian history through digital and media literacy. The methodological strategy was document analysis and literature review. As it is a professional master's degree, a pedagogical intervention was carried out, aimed at high school, based on the elaboration of a notebook with didactic sequences with practical examples of how to teach African and Afro-Brazilian history through digital literacy and media. The research started from the bibliographical analysis and the legislation about the teaching of African and Afro-Brazilian History in Brazil, thought from the difficulties usually found in the practice of this theme in basic education, especially in High School. Research was also carried out on the school in the Information Age and the need to use digital tools not as accessories, but in an effective and organic way, showing the advantages of its practice of teaching History. In this sense, this work proposes a methodology for teaching African and Afro-Brazilian History through digital and media literacy, in order to point out possible ways in which students and teachers move from users to qualified navigators, obtaining skills such as reading, thinking critical and production of knowledge about African and AfroBrazilian History, thus contributing in a respectful and democratic way within the digital environment. |
Palavras-chave: | Ensino de História Letramento Digital e Midiático Sequência Didática Africana e Afro-brasileira |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | ARAÚJO, Érika Renata Dias de. Ensino de história africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1854 |
Data de defesa: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.