Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Luciane Moreira Andrade de-
dc.contributor.advisor1Tourinho, Mary Angélica Costa-
dc.date.accessioned2025-05-29T17:43:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Luciane Moreira Andrade de. Ouvir por meio das canções o que o texto cala: uma análise dos papéis de gênero atribuídos às mulheres no livro didático de história “Das cavernas ao terceiro milênio”. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1863-
dc.description.resumoA análise da presença da história das mulheres nos livros didáticos de história é desenvolvida neste trabalho para refletir sobre os enfoques e espaços que lhes são reservados nestes materiais, como forma de problematizar os papéis de gênero que são atribuídos a homens e mulheres. E, a coleção didática História das cavernas ao terceiro milênio PNLD 2018-2020 das autoras Myrian Becho Mota e Patrícia Ramos Braick será analisada por ser essa a coleção adotada na escola onde atuo e por trazer inserções da ação das mulheres que necessitam de uma reflexão. Apesar das mudanças sociais ocorridas ao longo do século XX e XXI que introduziram amplamente as mulheres em diversos espaços, a disparidade em relação ao sexo oposto ainda é expressiva e merece atenção a fim de que sejam desenvolvidos debates e reflexões nas escolas, já que constituem importantes espaços de formação social. Os princípios que defendem a valorização de todos os segmentos da sociedade e a promoção do respeito são afirmados pela legislação educacional e pautam a elaboração dos livros didáticos. Mas, ainda assim é detectável a necessidade de um aprofundamento destas questões que possam contribuir efetivamente para o combate a preconceitos e consequentes violências infligidas sobre as mulheres. Assim, objetivando o encaminhamento desta análise, autores/as como Michelle Perrot, Guacira Lopes Louro, Alain Chopin, Joan Scott, Roger Chartier, entre outros/as serão fundamentais para embasar teoricamente o trabalho, auxiliando nas problematizações. Considerando a necessidade de um mestrado profissional, a proposição de uma intervenção na escola será apresentada sob o formato de oficinas pedagógicas, organizadas a partir da escuta e análise de canções que abordam questões de gênero, oferecendo outras possibilidades de aprendizado, diálogo com conceitos, problemáticas e conscientização que os livros didáticos não foram suficientes para alcançar.por
dc.description.abstractThe analysis of the presence of women's history in history textbooks is developed in this work to reflect on the approaches and spaces that are reserved for them in these materials, as a way of problematizing the gender roles that are attributed to men and women. And, the didactic collection History of caves to the third millennium PNLD 2018-2020 by the authors Myrian Becho Mota and Patrícia Ramos Braick will be analyzed because it is the same adopted in the school where I work and because it brings insertions of the action of women that need reflection. Despite the social changes that occurred throughout the 20th and 21st centuries that widely introduced women into different spaces, the disparity in relation to the opposite sex is still significant and deserves attention so that debates and reflections are developed in schools, since they are important spaces of social formation. The principles that defend the appreciation of all segments of society and the promotion of respect are affirmed by the educational legislation and guide the elaboration of textbooks. But even so, it is detectable the need for a deepening of these issues that can effectively contribute to the fight against prejudice and consequent violence inflicted on women. Thus, with the aim of forwarding this analysis, authors such as Michelle Perrot, Guacira Lopes Louro, Alain Chopin, Joan Scott, Roger Chartier, among others, will be fundamental to theoretically base the work, helping in the problematizations. Considering the need for a professional master's degree, the proposition of an intervention in the school will be presented in the form of pedagogical workshops, organized from listening to and analyzing songs that address gender issues, offering other learning possibilities, dialogue with concepts, problems and awareness that textbooks were not enough to achieveeng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-29T12:00:09Z No. of bitstreams: 2 LUCIANE-MOREIRA-ANDRADE-DE-LIMA-DISSERTACAO_removed.pdf: 5406216 bytes, checksum: 400d46564fadc90b880e0d7ec2c02f70 (MD5) LUCIANE-MOREIRA-ANDRADE-DE-LIMA-DISSERTACAO-5.pdf: 480258 bytes, checksum: 5bc61f4d772d72b4f9e543b3a6dc691e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-29T17:43:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUCIANE-MOREIRA-ANDRADE-DE-LIMA-DISSERTACAO_removed.pdf: 5406216 bytes, checksum: 400d46564fadc90b880e0d7ec2c02f70 (MD5) LUCIANE-MOREIRA-ANDRADE-DE-LIMA-DISSERTACAO-5.pdf: 480258 bytes, checksum: 5bc61f4d772d72b4f9e543b3a6dc691e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T17:43:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUCIANE-MOREIRA-ANDRADE-DE-LIMA-DISSERTACAO_removed.pdf: 5406216 bytes, checksum: 400d46564fadc90b880e0d7ec2c02f70 (MD5) LUCIANE-MOREIRA-ANDRADE-DE-LIMA-DISSERTACAO-5.pdf: 480258 bytes, checksum: 5bc61f4d772d72b4f9e543b3a6dc691e (MD5) Previous issue date: 2022-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPapéis de Gêneropor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectCançõespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleOuvir por meio das canções o que o texto cala: uma análise dos papéis de gênero atribuídos às mulheres no livro didático de história “Das cavernas ao terceiro milênio”por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf5,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.