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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1866Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Sandrilene Borges do | - |
| dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Danilo Alves Bezerra | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-29T17:51:01Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO. Sandrilene Borges do. Possibilidades do uso de histórias em quadrinhos no ensino de história: representatividade feminina nas tirinhas de Pagu. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1866 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de História, que busca auxiliar o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo a partir da utilização de histórias em quadrinhos (HQs). Dentro da perspectiva de gênero e do feminismo, e partindo da análise das tiras produzidas por Pagu, publicadas no jornal O Homem do Povo (1931), foi elaborada uma sequência didática, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental, com atividades articuladas que visam possibilitar uma experiência de aula menos circunscrita à lógica conteudista e curricular, e mais voltada à discussão e constituição de um aprendizado mais autônomo e interativo. De modo a construir efetivamente essa proposta, buscou-se um diálogo com alguns teóricos e pesquisadores, percorrendo o seguinte itinerário: o conceito de consciência histórica, a partir da perspectiva teórica de Rüsen (2001) e dos trabalhos de Cerri (2006, 2011); estudo de gênero com Joan Scott; no auxílio ao estudo das HQs e sua aplicabilidade nas aulas de história, recorreu-se, em especial, às contribuições de Waldomiro Vergueiro e Elísio dos Santos (2015), Paulos Ramos e de Túlio Vilela (2012; 2020); e sobre sequências didáticas, Antoni Zabala (2014) foi a principal referência. Espera-se assim que esta pesquisa colabore para uma práxis educativa em que os discentes tenham um espaço de reflexão, de escuta das suas experiências e que consigam se posicionar como protagonistas da sua história, compreendendo que essa apropriação é fundamental para romper com a cultura do patriarcado e indispensável à consolidação de uma sociedade igualitária e mais justa. | por |
| dc.description.abstract | The present work is a proposal for a pedagogical intervention in the teaching of History, which seeks to help the development of a more dynamic and meaningful teaching-learning through the use of comics. Within the perspective of gender and feminism, and based on the analysis of the strips produced by Pagu, published in the newspaper O Homem do Povo [the man of the people] (1931), a didactic sequence was prepared, aimed at the 9th grade of Elementary School, with articulated activities that aim to enable a class experience less limited to the content and curriculum logic, and more focused on the discussion and constitution of a more autonomous and interactive learning. In order to effectively build this proposal, a dialogue was sought with some theorists and researchers along the following itinerary: the concept of historical consciousness from the theoretical perspective of Rüsen (2001) and the works of Cerri (2006, 2011); gender study with Joan Scott; in aiding the study of comics and their applicability in history classes, we resorted, in particular, to the contributions of Waldomiro Vergueiro and Elísio dos Santos (2015), Paulo Ramos and Túlio Vilela (2012; 2020); and on didactic sequences, Antoni Zabala (2014) was the main reference. It is hoped that this research will contribute to an educational praxis in which students have a space for reflection, listening to their experiences and that they can see themselves as protagonists of their history, understanding that this appropriation is fundamental to break with the culture of patriarchy is essential for the consolidation of na egalitarian and fairer society. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-29T13:59:21Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2098935 bytes, checksum: 85597eb6492d44102c19f4bffd8e08f8 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 134067 bytes, checksum: 93d1469b205dfab071008308e8ff1b42 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-29T17:51:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2098935 bytes, checksum: 85597eb6492d44102c19f4bffd8e08f8 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 134067 bytes, checksum: 93d1469b205dfab071008308e8ff1b42 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-29T17:51:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2098935 bytes, checksum: 85597eb6492d44102c19f4bffd8e08f8 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 134067 bytes, checksum: 93d1469b205dfab071008308e8ff1b42 (MD5) Previous issue date: 2022-05-13 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Histórias em Quadrinhos | por |
| dc.subject | Ensino de História | por |
| dc.subject | Gênero | por |
| dc.subject | Pagu | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
| dc.title | Possibilidades do uso de histórias em quadrinhos no ensino de história: representatividade feminina nas tirinhas de Pagu | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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