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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1870| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Educando para a justiça ambiental: uma proposta investigativa no ensino de Biologia |
| Autor: | Magalhães, Mayla Costa |
| Primeiro orientador: | Melo, Filipe Augusto Gonçalves de |
| Resumo: | A Justiça Ambiental parte do princípio de que em uma sociedade desigual até mesmo as consequências da degradação ambiental ocorrem de modo desproporcional: as populações com maior vulnerabilidade socioeconômica e étnico-racial são as que mais sofrem. Considerando a escola como um espaço de formação de cidadania, espera-se que os estudantes desenvolvam consciência crítica e participação ativa no meio em que vivem. O ensino de Biologia, quando associado à abordagem investigativa, contribui de maneira crucial para a promoção da alfabetização científica. O aluno alfabetizado cientificamente utiliza os conhecimentos científicos no enfrentamento das questões sociais, políticas e ambientais. Um problema socioambiental que se agrava cada vez mais é a geração e descarte de resíduos sólidos: o acúmulo inadequado de resíduos favorece a poluição, agrava problemas de saúde, bem como reflete a falta de infraestrutura e de políticas públicas eficazes, entre outros. O presente trabalho objetivou propor o ensino por investigação como abordagem didática no debate sobre Justiça Ambiental na perspectiva dos resíduos sólidos urbanos nas aulas de Biologia. O estudo, de caráter qualitativo e exploratório, adotou como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Foram considerados artigos que correlacionavam a Justiça Ambiental ao ensino de Ciências/Biologia, e dissertações de mestrado do PROFBIO que apresentavam sequências didáticas sobre resíduos sólidos como produto educacional. Os dados foram analisados empregando-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam para uma carência na interseção entre Justiça Ambiental e ensino de Biologia, sobretudo quando este é desenvolvido sob o viés da abordagem investigativa. Como produto educacional, elaborou-se uma sequência didática investigativa que visa discutir as disparidades socioambientais locais. |
| Abstract: | Environmental Justice is based on the principle that in an unequal society, even the consequences of environmental degradation occur disproportionately: the populations with the greatest socioeconomic and ethnic-racial vulnerability are those who suffer the most. Considering school as a space for the formation of citizenship, students are expected to develop critical awareness and active participation in the environment in which they live. Biology teaching, when associated with an investigative approach, contributes crucially to the promotion of scientific literacy. Scientifically literate students use scientific knowledge to address social, political and environmental issues. Socio-environmental problem that is becoming increasingly serious is the generation and disposal of solid waste: the inadequate accumulation of waste favors pollution, aggravates health problems, and reflects the lack of infrastructure and effective public policies. This paper aimed to present the teaching of science through inquiry as a didactic approach in the debate on Environmental Justice from the perspective of urban solid waste in Biology classes. The study, of a qualitative and exploratory nature, adopted bibliographic research as its technical procedure. Articles that correlated Environmental Justice with the teaching of Science/Biology and PROFBIO master's dissertations that presented teaching sequences on solid waste as an educational product were considered. The data were analyzed using Bardin's content analysis. The results point to a lack of intersection between Environmental Justice and Biology teaching, especially when the latter is developed from the perspective of an investigative approach. As an educational product, an investigative teaching sequence was developed that aims to discuss local socio-environmental disparities. |
| Palavras-chave: | Resíduos Sólidos Meio Mmbiente Socioambiental Ensino por Investigação |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
| Citação: | MAGALHAÃES, Mayla Costa. Educando para a justiça ambiental: uma proposta investigativa no ensino de Biologia. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1870 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
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