Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1875
Tipo do documento: Dissertação
Título: Patrimônio cultural e ensino de história: uma pesquisa-ação com estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho em Viçosa do Ceará, Ceará, Brasil
Autor: Santos, Flaviano Oliveira dos
Primeiro orientador: Pinheiro, Áurea da Paz
Resumo: Esta pesquisa-ação investiga as relações entre Ensino de História e Patrimônio Cultural, por meio de ações de Educação Patrimonial, realizadas com um grupo de estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho, no município de Viçosa do Ceará, no Estado do Ceará, localizado na região Noroeste do Estado, reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Verificamos, como professor da referida escola, que, apesar desse reconhecimento e de suas potencialidades para o Ensino de História, durante as aulas, o tema é alvo de estranhamento entre os estudantes. Diante dessa realidade, questionam-se as formas como a comunidade escolar e os residentes se relacionam com esse patrimônio cultural. A pesquisa articula conhecimentos teóricos e prática docente, por meio de percepções e análises durante as atividades e ações realizadas, apoiando-se em estudos teóricos e experiências com o Patrimônio Cultural, História Local e Educação Patrimonial. A pesquisa também compõe a análise de documentos e produções historiográficas de narrativas sobre a história da cidade de Viçosa do Ceará e do processo de patrimonialização, com a análise dos documentos que direcionam a educação de Ensino Médio no Estado do Ceará. Por fim, através da observação participante e da análise do diário de campo, construídas durante as atividades realizadas, refletimos sobre as experiências que envolvem o patrimônio cultural nas aulas de História. O recurso educacional desta pesquisa, intitulado “Como visitar um conjunto histórico”, resulta da experiência desenvolvida com os estudantes e consiste em um material direcionado para professores onde são apresentadas reflexões para o desenvolvimento de ações que envolvam o Ensino de História e o Patrimônio Cultural em conjuntos históricos. Espera-se que esta pesquisa e recurso educacional contribuam para a aproximação entre Ensino de História e Patrimônio Cultural no processo de formação educacional e para o aprimoramento das ações educacionais que entendem essa relação como uma forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, a autonomia, criticidade e a ação dos estudantes.
Abstract: This action research investigates the relationships between History Teaching and Cultural Heritage through Heritage Education actions carried out with a group of students from the Doutor Júlio de Carvalho High School, in the municipality of Viçosa do Ceará, in the state of Ceará, located in the Northwest region of the state, recognized as National Cultural Heritage by the National Institute of Historic and Artistic Heritage. We found, as a teacher at the said school, that despite this recognition and its potential for History Teaching, during the classes, the theme is the object of strangeness among the students. Faced with this reality, the question is about the ways in which the school community and residents relate to this cultural heritage. The research articulates theoretical knowledge and teaching practice through perceptions and analyzes during the activities and actions carried out, based on theoretical studies and experiences with Cultural Heritage, Local History and Heritage Education. The research also includes the analysis of documents and historiographic productions of narratives about the history of the city of Viçosa do Ceará and the patrimonialization process, along with the analysis of the documents that guide high school education in the state of Ceará. Finally, through participant observation and the analysis of the field diary built during the activities carried out, we reflect on the experiences involving cultural heritage in History classes. The educational resource of this research, entitled "How to visit a historical site", results from the experience developed with the students and consists of a material aimed at teachers where reflections are presented for the development of actions that involve History Teaching and Cultural Heritage in historical sites. It is hoped that this research and educational resource will contribute to the approximation between History Teaching and Cultural Heritage in the educational training process and to the improvement of educational actions that understand this relationship as a way to enhance the teaching-learning process, autonomy, criticality and the action of students.
Palavras-chave: Ensino de História
Patrimônio Cultural
Pesquisa-ação
Viçosa do Ceará
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: SANTOS, Flaviano Oliveira dos. Patrimônio cultural e ensino de história: uma pesquisa-ação com estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho em Viçosa do Ceará, Ceará, Brasil. 2024.180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1875
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf6,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.