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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise dos processos anafóricos e de introdução referencial em parábolas escritas em língua espanhola
Autor: Lins, Demócrito de Oliveira
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Primeiro membro da banca: Oliveira, Suelene Silva
Segundo membro da banca: Lima, Silvana Maria Calixto de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e descrever todos os processos de Introdução Referencial (IR) e Anáfora presentes em exemplares do gênero parábola escritos em língua espanhola para analisá-los, à luz do referencial teórico, de modo a averiguar como os referentes são construídos de maneira que o gênero cumpra seu propósito basilar de veicular a “moral da história”. Ademais, pretendemos descrever a construção dos sentidos dos textos analisados, relacionando todos os processos anafóricos e de introdução referencial encontrados, além de discutir o papel dos processos referenciais na construção de valores, ponderando com os propósitos comunicativos do gênero. Considerando os postulados atuais da Linguística Textual – o texto como lugar de interação – a Referenciação como atividade dinâmica, sociocognitiva, negociada e idealizada para construção de objetos de discurso, partimos do pressuposto de que a língua é um domínio que serve para a construção simbólica e interativa do mundo; a referenciação constitui-se na (re)construção de objetos-de-discurso e contribui, significativamente, para a construção de sentidos, além de revelar a intencionalidade do escritor. Quanto às categorias de análise, e especificamente no que concerne às IRs, utilizamos uma adaptação do quadro proposto por Silva (2013) que nos elenca as categorias analisadas. Com relação aos processos anafóricos, consideramos todo o referencial teórico abordado a partir dos conceitos oriundos da literatura da área, sobretudo Marcuschi (2001), Ciulla e Silva (2008), Cavalcante (2011), a proposta de Alves (2009), que redefiniu as classificações das expressões anafóricas; ademais, levamos em consideração Pereira (2015), que analisou as funções discursivas dos processos anafóricos em quatro gêneros: notícias, anúncios publicitários, artigo de opinião e piada. Adotamos o método hipotético-dedutivo no qual, a partir de um processo de inferência dedutiva, testamos, qualitativamente, as ocorrências dos processos de IR e anáfora no gênero escolhido. Nosso corpus constitui-se de onze parábolas presentes nas duas partes da obra La culpa es de la vaca de Jaime Lopera Gutiérrez e Marta Inés Bernal Trujillo. Pretendemos associar todo dado relevante acerca dos processos referenciais investigados com o propósito comunicativo do gênero analisado, que tem, entre suas características, a construção narrativa com uma intenção de reprodução de valores, reconhecidos dentro da parábola e concentrados na “moral da história”. No que concerne às formas das IRs, encontramos as já observadas por Silva (2013), no entanto, com relação às funções deste processo, além das elencadas pelo autor, observamos a função de “provocar, no interlocutor, a expectativa de que um ‘outro referente’ seja introduzido no cotexto, e que este tome características e seja atribuído àquele”, que, ao nosso ver, se assemelha a uma função já encontrada por Pereira (2015), no entanto, para processos anafóricos: engajar o leitor no texto. Enquanto, especificamente, ao processo de reelaboração dos objetos de discurso, observamos que o reconhecimento de recategorizações referenciais implícitas é imprescindível para a construção do sentido alegórico do gênero e consequente cumprimento de seu propósito basilar de veicular um ensinamento moral. Ademais, observamos a escassez de recategorizações referenciais lexicais.
Abstract: Sem Abstract
Palavras-chave: Introdução Referencial e Anáfora
Parábola
Língua Espanhola.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: LINS, Demócrito de Oliveira. Análise dos processos anafóricos e de introdução referencial em parábolas escritas em língua espanhola. 2019. 98 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Data de defesa: 27-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras
Mestrado Acadêmico em Letras

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