Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaldeira, Isabelly Rhayssa Costa-
dc.contributor.advisor1Pierote, Eliene Maria Viana de Figueirêdo-
dc.contributor.referee1Leitão, Joilza Rodrigues Cunha-
dc.contributor.referee2Abreu, Jânio Jorge Vieira de-
dc.date.accessioned2025-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Isabelly Rhayssa Costa. Movimento corporal e aprendizagem: a experiência em um CMEI da zona sudeste de Teresina-PI. 2025. 48f. Tcc ( Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1919-
dc.description.resumoO presente estudo propõe investigar a relação entre o movimento corporal e aprendizagem na educação infantil de uma escola de Teresina-Pi e apresenta como problema de pesquisa: qual o impacto do movimento corporal na aprendizagem das crianças na educação infantil? O estudo tem como questões norteadoras: Qual o papel do professor com relação ao trabalho com o corpo e movimento? Quais recursos/atividades são utilizados na escola para trabalhar o movimento corporal dos alunos? Qual a importância de trabalhar com práticas que envolvem atividades corporais na educação infantil? De que forma o movimento do corpo impacta a aprendizagem das crianças? O objetivo geral do estudo é analisar o movimento corporal como atividade pedagógica na educação infantil e sua contribuição na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. E, como objetivos específicos: identificar as práticas dos professores relativas ao movimento corporal no processo de aprendizagem das crianças; verificar como o movimento é compreendido e trabalhado pelos profissionais da educação infantil em um CMEI da Zona Sudeste de Teresina-Pi. Assim, a pesquisa tem como base teórica: Richter (2006) para discorrer sobre educação infantil, e Sacchi e Metzner (2019), Fonseca (2010), Pierote (2014), Pereira (2014), Melo (2021), Piaget (1998), Wallon (1998) para contribuir com o conhecimento sobre o movimento e as implicações na aprendizagem. Considerando o aprofundamento do estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva (Prestes, 2013). Para alcançar os objetivos propostos e responder a problemática investigada foi realizada uma pesquisa de campo sob abordagem qualitativa (Minayo, 2007). Para obtenção dos dados necessários, foi desenvolvida a técnica de entrevista guiada (Richardson, 2012). O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) contemplando os níveis maternal, 1º e 2º período e tendo como participantes três professoras. Os dados analisados demonstram que as professoras compreendem a importância do movimento corporal e sua relação com a aprendizagem, porém, possuem algumas limitações, como falta de recursos, tempo e autonomia, para inserir o movimento em suas práticas pedagógicas. Essa constatação aponta para uma formação continuada mais atualizada que garanta que os docentes consigam inserir o movimento em suas práticas para o desenvolvimento integral do aluno.por
dc.description.abstractPre-school Educationeng
dc.description.abstractbody movementeng
dc.description.abstractlearningpor
dc.description.provenanceSubmitted by Isabelly Caldeira (isabellycaldeira@aluno.uespi.br) on 2025-06-06T12:14:25Z No. of bitstreams: 3 Monografia completa.pdf: 735802 bytes, checksum: d9cb9089d3c04788feb79ff192ef8424 (MD5) Fic. cat.Isabelly Rhayssa.pdf: 53406 bytes, checksum: d946890e3065faf459e963f3a9fac44b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 195302 bytes, checksum: cccfd4feda395ba598963afdc26a0a7a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br), reason: ESPECIFICAR POR QUE NAO PERMITE A PUBLICAÇÃO DA OBRA NO REPOSITÓRIO (EX: A OBRA É RESULTADO DE UMA PATENTE, A OBRA VAI SER PUBLICADA EM OUTRO MEIO) REFORÇAMOS A IMPORTANCIA DA AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DO TCC NO REPOSITÓRIO, POIS O MESMO SERVE COMO FONTE DE PESQUISA AOS DISCENTES DA INSTITUIÇÃO.CORRIGIR AS INFORMAÇÕES E SUBMETER NOVAMENTE O DEPÓSITO DO TCC. on 2025-06-06T12:22:09Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Isabelly Caldeira (isabellycaldeira@aluno.uespi.br) on 2025-06-06T12:43:35Z No. of bitstreams: 3 Monografia completa.pdf: 735802 bytes, checksum: d9cb9089d3c04788feb79ff192ef8424 (MD5) Fic. cat.Isabelly Rhayssa.pdf: 53406 bytes, checksum: d946890e3065faf459e963f3a9fac44b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado(2) (1).pdf: 195791 bytes, checksum: 17fa5b883dd7fe70fa0b130da2017c13 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-06-06T13:00:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Monografia completa.pdf: 735802 bytes, checksum: d9cb9089d3c04788feb79ff192ef8424 (MD5) Fic. cat.Isabelly Rhayssa.pdf: 53406 bytes, checksum: d946890e3065faf459e963f3a9fac44b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado(2) (1).pdf: 195791 bytes, checksum: 17fa5b883dd7fe70fa0b130da2017c13 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-06T13:00:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Monografia completa.pdf: 735802 bytes, checksum: d9cb9089d3c04788feb79ff192ef8424 (MD5) Fic. cat.Isabelly Rhayssa.pdf: 53406 bytes, checksum: d946890e3065faf459e963f3a9fac44b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado(2) (1).pdf: 195791 bytes, checksum: 17fa5b883dd7fe70fa0b130da2017c13 (MD5) Previous issue date: 2025-01-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino Campus Clovis Mourapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectMovimento corporalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleMovimento corporal e aprendizagem: a experiência em um CMEI da Zona Sudeste de Teresina-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia completa.pdf718,56 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.