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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1919| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Movimento corporal e aprendizagem: a experiência em um CMEI da Zona Sudeste de Teresina-PI |
| Autor: | Caldeira, Isabelly Rhayssa Costa |
| Primeiro orientador: | Pierote, Eliene Maria Viana de Figueirêdo |
| Primeiro membro da banca: | Leitão, Joilza Rodrigues Cunha |
| Segundo membro da banca: | Abreu, Jânio Jorge Vieira de |
| Resumo: | O presente estudo propõe investigar a relação entre o movimento corporal e aprendizagem na educação infantil de uma escola de Teresina-Pi e apresenta como problema de pesquisa: qual o impacto do movimento corporal na aprendizagem das crianças na educação infantil? O estudo tem como questões norteadoras: Qual o papel do professor com relação ao trabalho com o corpo e movimento? Quais recursos/atividades são utilizados na escola para trabalhar o movimento corporal dos alunos? Qual a importância de trabalhar com práticas que envolvem atividades corporais na educação infantil? De que forma o movimento do corpo impacta a aprendizagem das crianças? O objetivo geral do estudo é analisar o movimento corporal como atividade pedagógica na educação infantil e sua contribuição na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. E, como objetivos específicos: identificar as práticas dos professores relativas ao movimento corporal no processo de aprendizagem das crianças; verificar como o movimento é compreendido e trabalhado pelos profissionais da educação infantil em um CMEI da Zona Sudeste de Teresina-Pi. Assim, a pesquisa tem como base teórica: Richter (2006) para discorrer sobre educação infantil, e Sacchi e Metzner (2019), Fonseca (2010), Pierote (2014), Pereira (2014), Melo (2021), Piaget (1998), Wallon (1998) para contribuir com o conhecimento sobre o movimento e as implicações na aprendizagem. Considerando o aprofundamento do estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva (Prestes, 2013). Para alcançar os objetivos propostos e responder a problemática investigada foi realizada uma pesquisa de campo sob abordagem qualitativa (Minayo, 2007). Para obtenção dos dados necessários, foi desenvolvida a técnica de entrevista guiada (Richardson, 2012). O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) contemplando os níveis maternal, 1º e 2º período e tendo como participantes três professoras. Os dados analisados demonstram que as professoras compreendem a importância do movimento corporal e sua relação com a aprendizagem, porém, possuem algumas limitações, como falta de recursos, tempo e autonomia, para inserir o movimento em suas práticas pedagógicas. Essa constatação aponta para uma formação continuada mais atualizada que garanta que os docentes consigam inserir o movimento em suas práticas para o desenvolvimento integral do aluno. |
| Abstract: | Pre-school Education body movement learning |
| Palavras-chave: | Educação Infantil Movimento corporal Aprendizagem |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | CALDEIRA, Isabelly Rhayssa Costa. Movimento corporal e aprendizagem: a experiência em um CMEI da zona sudeste de Teresina-PI. 2025. 48f. Tcc ( Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1919 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA) |
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| Monografia completa.pdf | 718,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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