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Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura de tirinhas: desenvolvendo a estratégia inferencial no 6° ano do ensino fundamental
Autor: Castro, Sônia Suely Ribeiro dos Santos
Primeiro orientador: Alves, Shirlei Marly
Primeiro membro da banca: Silva, Wagner Rodrigues
Segundo membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: No processamento da leitura, a compreensão é fator relevante, uma vez que leitura sem compreensão se restringe apenas a uma atividade de mera decodificação. Para o processamento compreensivo, a elaboração de inferências é uma operação cognitiva importante, visto que, durante a leitura, o leitor aciona conhecimentos prévios, associando-os ao que está no texto, o que propicia a construção de sentidos. Nessa perspectiva, no ensino da leitura, considerável importância deve ser dada ao desenvolvimento da estratégia inferencial, a qual envolve operações cognitivas em que, partindo-se de informações pré-existentes, se produz informação semântica nova, não explicitada no texto. Com base nessa visão, desenvolveu-se este estudo, cujo tema é a elaboração de inferências na leitura do gênero textual tirinha por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: de que modo os alunos concebem e se relacionam com o gênero tira? Em que medida os alunos conseguem elaborar inferências para compreender as tiras? Que tipos de inferências os alunos elaboram? Com vistas às respostas, estabeleceu-se como objetivo geral avaliar o desempenho de leitura de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental quanto à elaboração de inferências em atividades de compreensão do gênero tira. Como objetivos específicos, buscou-se verificar as concepções e experiências dos alunos em relação ao gênero tira; identificar os tipos de inferências usadas pelos alunos na compreensão de tiras; identificar os conhecimentos prévios mobilizados pelo aluno nas questões inferenciais e quantificar as adequações e inadequações das respostas dadas pelo aluno às questões inferenciais. A pesquisa se fundamenta teoricamente nas concepções de leitura, gênero textual e gênero tira presentes nos estudos de Koch (2001, 2009 e 2012), Marcuschi (2001, 2002, 2008), Machado (2010), Vergueiro (2016), Ramos (2009) e Eisner (1989), entre outros. A pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa, com dados obtidos mediante a aplicação de um questionário e a realização atividades de leitura de tirinhas em uma escola pública da cidade de São Lourenço do Piauí, configurando uma pesquisa de campo, cujos participantes são 10 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram diferentes graus de conhecimento e experiência dos estudantes com o gênero tira e uma predominância das inferências por dedução e associação, bem como um baixo índice de inferências inadequadas. Conclui-se que, embora a maioria dos alunos pesquisados tenha conseguido construir inferências adequadas às questões propostas, alguns não alcançaram um nível satisfatório de compreensão, o que suscitou propor um trabalho sistemático que amplie o desenvolvimento da estratégia de elaboração de inferências. Dessa forma, o estudo tem como resultado uma proposta de intervenção com foco na construção de inferências em atividades de leitura com o gênero tirinha, visando desenvolver de forma mais produtiva a habilidade de compreensão.
Abstract: In the processing of reading, understanding is a relevant factor, as reading without understanding is restricted to an activity of mere decoding. For understanding processing, the elaboration of inferences is important, since, when reading, the reader triggers prior knowledge, associating them with what is on the textual surface, which enables the construction of text meanings. To this end, in the teaching of reading, inferential strategy development should receive considerable significance, which involves the cognitive operations in which, starting from a set of pre-existing information, new semantic information is produced, not explicit in the text. Based on this vision, this study was developed, whose theme is the elaboration of inferences in the reading of the comic strip genre by students of the 6th year of Elementary School. The research was guided by the following questions: how do students understand the comic strip genre and how is the work with this genre in school justified? What strategies do students utilize to understand the comic strips? To what extent are students able to draw inferences? What kinds of inferences do students make? With regard to the answers, it was established as a general objective the evaluation of the reading performance of 6th grade students concerning the elaboration of inferences in comprehension activities related to the comic strip genre. As specifics objectives, it was sought to verify the conceptions and experiences of students related to the comic strip genre; identify the types of inferential used by students in the comprehension of comic strip; determine he previous knowledge utilized by the student in the inferential questions; and quantify the adequacies / inadequacies of the answers given by the student to the inferential questions. This research is theoretically based on the lecture conceptions, textual genre and comic strip genre available on the studies of Koch (2001, 2009 e 2012), Marcuschi (2001, 2002, 2008), Machado (2010), Vergueiro (2016), Ramos (2009) e Eisner (1989), among others. The study has a quanti-qualitative approach and data was obtained through the execution of comic strip reading activities with students of a public school in the city of São Lourenço do Piauí, constituting a field research whose participants are 10 students from 6th grade year of elementary school. The results showed different degrees of students' knowledge and experience with the comic strip genre and a predominance of inferences by deduction and association, as well as a low rate of inadequate inferences. It is concluded that, although most of studied students were able to make adequate inferences to the proposed questions, some did not reach a satisfactory level of understanding, which elicited the proposition of a systematic work that broadens the development of the inference strategy elaboration. Thus, the study results in an intervention proposal focused on construction of inferences in reading activities with the comic strip genre, aiming to develop in a more productive way the comprehension ability.
Palavras-chave: Estratégias de Leitura
Inferências
Compreensão Textual
Ensino da Leitura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: CASTRO, Sônia Suely Ribeiro dos Santos. Leitura de tirinhas: desenvolvendo a estratégia inferencial no 6° ano do ensino fundamental. 2019. 187 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/193
Data de defesa: 26-Feb-2019
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