Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Golbery Gregorio da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2857972056352911por
dc.contributor.advisor1Marinho, Joseanne Zingleara Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2819637531603284por
dc.date.accessioned2025-06-10T13:14:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLIMA, Golbery Gregorio da Silva. O ensino de história e a representatividade das mulheres em Buriti dos Lopes-PI entre 1978 a 2024: uma oficina de formação docente em gênero e história. 2025. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba,2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1939-
dc.description.resumoNesta dissertação, é realizada uma análise e também apresentada uma proposta de intervenção educativa para o ensino de História, com foco nas questões de gênero e representatividade feminina na cidade piauiense de Buriti dos Lopes, através do recorte temporal de 1978 a 2024. O objetivo é capacitar professores e professoras da rede municipal de ensino a incorporar a história das mulheres e as questões de gênero em suas práticas pedagógicas, através de uma oficina para a formação docente. Esta estratégia foi escolhida como metodologia por permitir a construção do conhecimento, em que a reflexão e a prática se desenvolvem coletivamente, proporcionando para os professores as ferramentas de abordagem das questões de gênero de maneira crítica e reflexiva em suas aulas. As intervenções propostas neste trabalho abordam a história das mulheres no contexto local, com o intuito de capacitar os professores a reconhecer e valorizar as contribuições femininas na história de Buriti dos Lopes. A pesquisa baseou-se em pressupostos teóricos e metodológicos, utilizando uma abordagem bibliográfica, documental e de campo, de forma qualitativa. Utilizamos nessa pesquisa como referência autores como Del Priore (2004), Crenshaw (1989), Butler (1990), Leal (2015) e Lima (2019). A escolha da abordagem visa proporcionar um espaço colaborativo, onde os educadores podem desenvolver estratégias para incorporar as questões de gênero, promovendo um currículo mais inclusivo e contribuindo para uma educação pública mais equitativa e consciente das dinâmicas de poder que moldam a sociedade.por
dc.description.abstractThis dissertation presents an analysis and a proposal for educational intervention for the teaching of History, focusing on gender issues and female representation in the city of Buriti dos Lopes-PI, in Piauí, Brazil, covering the period from 1978 to 2024. The objective is to train teachers in the municipal education network to incorporate women's history and gender issues into their pedagogical practices, through a workshop for teacher training, which was chosen as a methodology because it allows the construction of knowledge, where reflection and practice develop collectively, providing teachers with the tools to address gender issues in a critical and reflective manner in their classes.The interventions proposed in this work address the history of women in the local context, with the aim of enabling teachers to recognize and value female contributions in the history of Buriti dos Lopes. The research was based on theoretical and methodological assumptions, using a bibliographic, documentary and field approach, in a qualitative way. We used as reference authors in this research such as Del Priore (2004), Crenshaw (1989), Butler (1990), Leal (2015), Lima (2019). The choice of approach aims to provide a collaborative space, where educators can develop strategies to incorporate gender issues, promoting a more inclusive curriculum and contributing to a more equitable public education that is aware of the power dynamics that shape society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Golbery Gregorio (golberygdasilvalima@aluno.uespi.br) on 2025-06-09T22:17:30Z No. of bitstreams: 2 FINAL GOLBERY Dissertação - Corrigida (4).pdf: 4738884 bytes, checksum: b354cbc5519407403fb418b6cd22aac9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_29_-_Documentos_Google_assinado.pdf_29_assinado.pdf: 100270 bytes, checksum: 9f5c622c0d845af2ffa0dbf21cd1ab22 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-10T13:14:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FINAL GOLBERY Dissertação - Corrigida (4).pdf: 4738884 bytes, checksum: b354cbc5519407403fb418b6cd22aac9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_29_-_Documentos_Google_assinado.pdf_29_assinado.pdf: 100270 bytes, checksum: 9f5c622c0d845af2ffa0dbf21cd1ab22 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-10T13:14:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FINAL GOLBERY Dissertação - Corrigida (4).pdf: 4738884 bytes, checksum: b354cbc5519407403fb418b6cd22aac9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_29_-_Documentos_Google_assinado.pdf_29_assinado.pdf: 100270 bytes, checksum: 9f5c622c0d845af2ffa0dbf21cd1ab22 (MD5) Previous issue date: 2025-03-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectHistória das Mulherespor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectBuriti dos Lopes-PIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO ensino de história e a representatividade das mulheres em Buriti dos Lopes-PI entre 1978 a 2024: uma oficina de formação docente em gênero e históriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf4,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.