Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1970
Tipo do documento: Monografia
Título: A auditoria como instrumento de gestão para faturamento hospitalar: um estudo de caso no Hut - Hospital de Urgência de Teresina
Autor: Sousa, Luis Ricardo de Oliveira
Primeiro orientador: Gomes, Dielson Moreira
Resumo: O estudo objetivou analisar o cuidado tomado pelo setor de faturamento na hora da cobrança da conta hospitalar e avaliar os serviços prestados pela auditoria ao setor, de forma a evidenciar sua importância para a gestão hospitalar. Justificando-se o desenvolvimento da pesquisa, as falhas encontradas no processo de cobrança, e a conscientização da auditoria para o setor que gerencia as contas hospitalares dos pacientes. Trata-se de um estudo descritivo a respeito do fluxograma do faturamento, bibliográfico como auxilio para a fundamentação teórica e um tratamento quantitativo para o questionário aplicado à instituição da pesquisa. Para melhor ênfase ao estudo foi realizado uma coleta de dados após a aprovação do diretor da instituição do local da pesquisa, por meio de entrevistas e questionários, a amostra constitui de 5 profissionais. Nos resultados e discursões observou-se que todos detêm o censo de que a auditoria é importante para o setor, porém não é tradada de maneira uniforme, quanto aos procedimentos de controle interno, aproximadamente a metade tem o conhecimento pleno dos métodos aplicados para o desenvolvimento das atividades e os demais demonstram um conhecimento parcial em torno das técnicas de controle desenvolvidas. Dessa forma fica a deixa que o setor precisa estar constantemente assistido e assessorado pela alta gestão, pelos auditores e gestores do setor de maneira eficiente e eficaz, surgindo a necessidade de uma comunicação interativa.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the care of a billing industry when billing the hospital bill and evaluate the services provided by the audit to the sector, in order to show its importance for hospital management. Justify the research development, such as failures found in the collection process, and an audit awareness for the industry that manages as patients' hospital bills. It is a descriptive study about the billing flow chart, bibliographical as an aid to a theoretical basis and a quantitative treatment for the questionnaire applied to the research institution. For a better evaluation of the performance of a research company, a sample of 5 professionals. In the results and discursions it was noted that all census detainees that audit is important to the industry, however, the internal control procedure, about half of the full knowledge of the methods applied to the development of activities and the others demonstrate A partial knowledge about the control techniques developed. They form a given of an interactive communication. This is a caveat that the sector needs to be assisted and advised by the top management, by auditors and managers of the sector of efficient and effective efficiency.
Palavras-chave: Faturamento
Auditoria
Controle Interno
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Ciências Contábeis
Citação: SOUSA, Luis Ricardo de Oliveira. A auditoria como instrumento de gestão para faturamento hospitalar: um estudo de caso no Hut - Hospital de Urgência de Teresina. 2016. 53 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1970
Data de defesa: 2016
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf602,14 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.