Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFontenele, Jorge Diego Marques-
dc.contributor.advisor1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.contributor.referee1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.contributor.referee2Miranda, Ana Ruth Moresco-
dc.contributor.referee3Carvalho, Lucirene da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-19T17:03:51Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationFONTENELE, Jorge Diego Marques. Apagamento do R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos do 6º ano. 2019. 166 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/197-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a aprendizagem ortográfica de trinta e seis alunos do 6º ano, de uma escola pública municipal de Teresina – PI, especificamente acerca dos aspectos fonológicos contidos no apagamento do R em posição de coda silábica. Teve-se como objetivo geral investigar o apagamento do R em posição de coda medial e em final de palavras por alunos do 6º ano. A fim de alcançar esse objetivo, adotaram-se como objetivos específicos: mapear ocorrências de apagamento do R nos textos espontâneos dos alunos de 6º ano; descrever as ocorrências encontradas; investigar as causas desse apagamento do R nos casos encontrados; e elaborar proposta de intervenção que minimize a ocorrência do fenômeno do apagamento do R. Para fundamentar as análises e a proposta de intervenção, adotaram-se obras sobre: a linguagem escrita (kato, 1995; Grolla e Silva, 2014; Mascuschi e Dionísio, 2007), o sistema ortográfico do Português (Coutinho, 1976; PCN, 1998; Morais, 2010; Silva, Morais e Melo, 2007) e os róticos no Português Brasileiro (Câmara Jr., 2002; Roberto, 2016; Oliveira e Magalhães, 2016; Silva, 2015; Cutrim Netto, 2015). Empregou-se metodologia de cunho aplicado, quali-quantitativa, explicativo, a partir do cotejo dos dados obtidos na coleta com a produção de textos espontâneos dos alunos. As variáveis investigadas foram indicadas por pesquisas anteriores, nas quais se mostraram produtivas, a saber: classe morfológica, extensão do vocábulo, contexto precedente, contexto subsequente e sexo. Apresenta uma proposta de intervenção sistemática, pautada no ensino de ortografia com fito de desenvolver a consciência fonológica. Os resultados apontam maior incidência do apagamento entre os verbos, em coda final, em vocábulos polissilábicos, com vogal alta anterior não-arredondada, antes de pausas e entre o sexo masculino.por
dc.description.abstractThis work presents results of a study about the orthographic learning of thirty-six students of the 6th grade from a local public school in Teresina - PI, specifically about the phonological aspects contained in the erasure of the R in the syllable coda position. The work had as general objective to investigate the erasure of the R in the medial coda position and at the end of words by students of the 6th grade. In order to achieve this objective, the following specific ones were chosen: mapping occurrences of the erasure of the R in spontaneous texts of 6th grade students; describing the occurrences found; investigating the causes of this erasure of the R in the cases found; and to elaborate an intervention proposal that minimizes the occurrence of the erasure of the R phenomenon. To base the analyzes and the intervention proposal, works were adopted on: written language (kato, 1995, Grolla e Silva, 2014, and Dionísio, 2007), the Portuguese orthographic system (Coutinho, 1976, PCN, 1998, Morais, 2010, Silva, Morais and Melo, 2007) and the rotic in Brazilian Portuguese (Câmara Jr., 2002, Roberto, 2016, Oliveira and Magalhães, 2016, Silva, 2015, Cutrim Netto, 2015). An explanatory, qualitative-quantitative and applied methodology was used from the comparison of the data obtained in the collection of the spontaneous texts produced by the students. The variables under investigation were indicated by previous research, in which they were productive, namely: morphological class, word extension, previous context, subsequent context and gender/sex. It presents a systematic intervention proposal, based on the spelling teaching in order to develop phonological awareness. The results indicate a higher incidence of erasure among verbs, at final coda, in polysyllabic words, with a non-rounded anterior high vowel, before pauses and among males.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2019-11-19T17:03:51Z No. of bitstreams: 2 JORGE DIEGO MARQUES FONTENELE.pdf: 11202474 bytes, checksum: b755226330f99c7719d7a495f9def3b6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T17:03:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JORGE DIEGO MARQUES FONTENELE.pdf: 11202474 bytes, checksum: b755226330f99c7719d7a495f9def3b6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFonologiapor
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectApagamento do Rpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleApagamento do R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos do 6º anopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf10,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons