Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Marcelo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9894899933787621por
dc.contributor.advisor1Vieira, Rita Alves-
dc.contributor.referee1Rocha, Shenna Luíssa Motta-
dc.contributor.referee2Santana, Vanda Maria Alves-
dc.date.accessioned2025-06-24T10:57:11Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationARAUJO, Marcelo de Souza. Livro didático de português e sua proposta para interpretação de gêneros: da estrutura superficial do texto à interdiscursividade. 2025. 56 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1996-
dc.description.resumoO ensino de língua por meio da noção de gêneros do discurso presentes no Livro Didático de Português (LDP) tem revelado, nos últimos anos, avanços consideráveis no que tange ao conhecimento e à aprendizagem de temas importantes e atuais da sociedade, desde o advento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em meio a esses fatos, tem-se observado que os LDPs mais recentes têm buscado trabalhar, em sua proposta de ensino, a interpretação de textos em seus mais variados gêneros discursivos, perpassando a simples estrutura superficial do texto para uma abordagem interdiscursiva da linguagem. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar as propostas que os LDPs têm oferecido aos alunos da educação básica em relação à leitura e à construção de sentidos mais profundos, interdiscursivos e ideológicos, tendo como foco os gêneros discursivos presentes nas unidades e capítulos analisados. A discussão baseia-se em torno das teorias da Análise do Discurso, principalmente na postulada pelo francês Dominique Maingueneau, interpretando questões voltadas para o ensino de leitura e compreensão, especialmente analisando como o LDP explora os textos de abertura de suas unidades e como propõe as atividades de compreensão textual. Para isso, este trabalho se pautará nas bases teóricas de estudiosos que se apropriaram do tema em questão, entre os quais podemos citar Bakhtin (1997), Barzotto (1999), Carvalhães (2018), Cavalcanti (2015), Farias (2013), Fernandes (2021), Marcuschi (2008; 2010), Kleiman (1995; 2013), Maingueneau (1997; 2008; 2015) e Orlandi (2008; 2013). Para o estudo, o corpus selecionado foi o LDP Português: Linguagens, destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, dos autores William Cereja e Carolina Dias Vianna, que está na sua 11ª edição, publicado pela editora Saraiva Educação S.A em 2022, quando foram analisados os textos e os exercícios propostos, além dos comandos para a produção textual.por
dc.description.abstractThe teaching of language through the notion of discourse genres present in Portuguese Language Textbooks (PLT) has shown considerable progress in recent years regarding the understanding and learning of important and current social issues, especially since the implementation of the National Curriculum Parameters (PCNs) and the Common National Curriculum Base (BNCC). Within this context, it has been observed that more recent PLTs aim to approach textual interpretation through various discourse genres, moving beyond the surface structure of texts toward an interdiscursive approach to language. This study aims to analyze how PLTs address reading and the construction of deeper, interdiscursive, and ideological meanings, focusing on the discourse genres present in the analyzed units and chapters. The discussion is grounded in Discourse Analysis theories, particularly those proposed by the French scholar Dominique Maingueneau, by examining aspects related to reading and comprehension teaching—especially how the PLT uses opening texts in its units and proposes comprehension activities. The theoretical framework includes authors who have studied the subject, such as Bakhtin (1997), Barzotto (1999), Carvalhães (2018), Cavalcanti (2015), Farias (2013), Fernandes (2021), Marcuschi (2008; 2010), Kleiman (1995; 2013), Maingueneau (1997; 2008; 2015), and Orlandi (2008; 2013). The corpus of this research is the textbook Português: Linguagens, intended for the 9th year of Elementary School, authored by William Cereja and Carolina Dias Vianna, 11th edition, published by Saraiva Educação S.A. in 2022. The study analyzed the texts and proposed exercises, as well as the instructions for text production.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Araujo (marcelodesouzaaraujo@aluno.uespi.br) on 2025-06-23T03:53:00Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 3183159 bytes, checksum: a7bb2cefda0ea1ae54c445f1a5df20f0 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 67873 bytes, checksum: fec6e0236830f987cd252d8b333e9c80 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: RETIRAR ASSINATURAS FISICAS DO TCC. on 2025-06-23T12:06:43Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Araujo (marcelodesouzaaraujo@aluno.uespi.br) on 2025-06-23T17:33:17Z No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização para Publicação.pdf: 67873 bytes, checksum: fec6e0236830f987cd252d8b333e9c80 (MD5) Monografia Completa.pdf: 5743832 bytes, checksum: 736177f3bc447d908db3339eff33fa49 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-24T10:57:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização para Publicação.pdf: 67873 bytes, checksum: fec6e0236830f987cd252d8b333e9c80 (MD5) Monografia Completa.pdf: 5743832 bytes, checksum: 736177f3bc447d908db3339eff33fa49 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T10:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização para Publicação.pdf: 67873 bytes, checksum: fec6e0236830f987cd252d8b333e9c80 (MD5) Monografia Completa.pdf: 5743832 bytes, checksum: 736177f3bc447d908db3339eff33fa49 (MD5) Previous issue date: 2025-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do Discursopor
dc.subjectEnsino de Leiturapor
dc.subjectLivro Didático de Portuguêspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLivro didático de português e sua proposta para interpretação de gêneros: da estrutura superficial do texto à interdiscursividadepor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfDocumento principal5,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.