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dc.creatorOliveira, Izabelle Vieira de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=9672D5F79BE0A498CC523D634C8DFD17#por
dc.contributor.advisor1Vieira, Rita Alves-
dc.contributor.referee1Conceição, Jailson Almeida-
dc.contributor.referee2Araújo, Vanessa Alves de-
dc.date.accessioned2025-06-24T12:20:50Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Izabelle Vieira de. O ethos e a construção da autoridade docente: um estudo sobre perfis de formadores de leitores do Instagram. 2025. 68 f. Monografia (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2001-
dc.description.resumoA presente monografia analisa como a construção do ethos docente em perfis de formadores de leitores no Instagram influencia a adesão do público e o consumo dos conteúdos divulgados. Para isso, realiza-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, a partir da análise discursiva de publicações dos perfis de Mell Ferraz e Alencar Schueroff, considerando recursos verbais e visuais na construção da imagem do professor-influenciador. O estudo parte do pressuposto de que o Instagram, além de espaço de lazer, se configura como ambiente de mediação do saber, onde a atuação docente adquire novas formas e desafios. Fundamenta-se teoricamente nos conceitos de ethos discursivo, segundo Dominique Maingueneau, e inteligência coletiva, a partir de Pierre Lévy, além de dialogar com as reflexões de Ângela Kleiman sobre a formação de leitores. A pesquisa bibliográfica ainda contempla autores como Ruth Amossy (2005) e Luiz Antônio Marcuschi (2008), que oferecem subsídios para a compreensão das práticas de leitura mediadas digitalmente. O trabalho evidencia, por fim, que a construção estratégica do ethos docente no Instagram impacta diretamente a credibilidade, o engajamento e a eficácia da prática pedagógica no ambiente digital.por
dc.description.abstractThis monograph analyzes how the construction of the teaching ethos in reader educator profiles on Instagram influences public adherence and consumption of published content. To this end, qualitative and descriptive research is carried out, based on the discursive analysis of publications from the profiles of Mell Ferraz and Alencar Schueroff, considering verbal and visual resources in the construction of the image of the teacher-influencer. The study is based on the assumption that Instagram, in addition to being a leisure space, is configured as an environment for mediating knowledge, where teaching activities acquire new forms and challenges. It is theoretically based on the concepts of discursive ethos, according to Dominique Maingueneau, and collective intelligence, based on Pierre Lévy, in addition to dialoging with Ângela Kleiman's reflections on the formation of readers. Bibliographical research also includes authors such as Ruth Amossy (2005) and Luiz Antônio Marcuschi (2008), who offer support for understanding digitally mediated reading practices. Finally, the work shows that the strategic construction of the teaching ethos on Instagram directly impacts the credibility, engagement and effectiveness of pedagogical practice in the digital environment.por
dc.description.provenanceSubmitted by Izabelle Oliveira (izabelleoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-06-23T15:19:39Z No. of bitstreams: 2 Izabelle Vieira de Oliveira Monografia.pdf: 1517835 bytes, checksum: 20a3bc373cf303bfc86c70855df766f5 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI.pdf: 166082 bytes, checksum: a6f729cd53748d8f79c5e9feb16d846e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-24T12:20:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Izabelle Vieira de Oliveira Monografia.pdf: 1517835 bytes, checksum: 20a3bc373cf303bfc86c70855df766f5 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI.pdf: 166082 bytes, checksum: a6f729cd53748d8f79c5e9feb16d846e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T12:20:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Izabelle Vieira de Oliveira Monografia.pdf: 1517835 bytes, checksum: 20a3bc373cf303bfc86c70855df766f5 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI.pdf: 166082 bytes, checksum: a6f729cd53748d8f79c5e9feb16d846e (MD5) Previous issue date: 2025-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEthos Docentepor
dc.subjectFormação de Leitorespor
dc.subjectInstagrampor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO ethos e a construção da autoridade docente: um estudo sobre perfis de formadores de leitores do Instagrampor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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