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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino do fenômeno da crase: reflexões linguísticas para o 9° ano do ensino fundamental
Autor: Silva Neto, João Irene da
Primeiro orientador: Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu
Primeiro membro da banca: Martins , Nize da Rocha S. Paraguassu
Segundo membro da banca: Quarezemin, Sandra
Terceiro membro da banca: Silva, Ailma do Nascimento
Resumo: O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa "Teorias da linguagem e ensino" do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Tem como tema o ensino do fenômeno da crase, mais especificamente, as reflexões linguísticas que podem contribuir para o ensino desse fenômeno. Atualmente, percebemos que os alunos sentem muita dificuldade acerca do emprego do acento diferencial em suas produções textuais, sugerindo que o professor dispense sua atenção para o diagnóstico dessas dificuldades a fim de elaborar propostas de ensino que contemplem as reais dificuldades dos alunos em relação ao emprego desse acento. Nesse sentido, a questão que se busca investigar é: qual a compreensão dos alunos do Ensino Fundamental acerca do fenômeno da crase? A hipótese que defendemos é a de que os alunos não compreendem o fenômeno da crase porque não conhecem o funcionamento linguístico acerca desse fenômeno, mas apenas regras de uso, nãouso e uso facultativo. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino do fenômeno da crase com base em reflexões linguísticas. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, de campo e de natureza qualitativa. Nesta pesquisa foram objetos de investigação os alunos do 9º ano de uma escola pública municipal da cidade de Coelho Neto - MA e o livro didático adotado pela escola. Os alunos foram investigados por meio de uma atividade diagnóstica. Para o desenvolvimento da pesquisa adotamos principalmente como suporte teórico, entre outros, os seguintes trabalhos: Travaglia (2009), Antunes (2003), Mendonça (2006), Geraldi (1997), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Garcia Reis (2009), Pessoa (2014), Bagno (2007), Cegalla (2008), Abaurre e Pontara (2006), Müller (2002), Paraguassu-Martins (2010) e Taveira da Cruz (2008). Os resultados da pesquisa demonstraram que os alunos dominam parcialmente os aspectos fonológicos, sintáticos e morfológicos que permeiam o fenômeno da crase, ao mesmo tempo em que apresentam limitações quanto ao aspecto semântico. Em relação ao livro didático, constatamos a primazia da abordagem dos aspectos fonológicos, sintáticos e morfológicos do fenômeno linguístico estudado, sem enfatizar as escolhas semânticas envolvidas no seu emprego, tornando a compreensão dos alunos mecânica e desprovida de sentido, se considerarmos o uso reflexivo da língua e de suas expressões. Dessa forma, elaboramos uma proposta de ensino complementar à proposta pelo livro didático com foco na análise e reflexão linguística e principalmente no aspecto semântico, considerando que nem sempre o fenômeno da crase ocorre em razão de regras, mas também fruto de escolhas e intenções dos interlocutores que fazem uso da língua.
Abstract: This paper is linked to the research line "Theories of language and teaching" of the Professional Master's Program in Language – PROFLETRAS, from the Piauí State University – UESPI. Its theme is the teaching of the phenomenon of crass, more specifically, the linguistic reflections that can contribute to the teaching of this phenomenon. Nowadays, we perceive that students feel very difficult about the use of differential accent in their textual productions, suggesting that the teacher dispenses his attention to the diagnosis of these difficulties in order to elaborate teaching proposals that contemplate the real difficulties of students in relation to employment of this accent. In this regard, the research question is: what is the understanding of elementary school students about the phenomenon of crass? The hypothesis that we defend is that students do not understand the phenomenon of crass because they do not know the linguistic functioning about this phenomenon, but only rules of use, non-use and facultative use. In this way, the general objective of this work is to present a proposal of teaching of the crass phenomenon based on linguistic reflections. To reach this objective, a bibliographical, descriptive, field and qualitative research was developed. In this research were the students of the 9th grade of a municipal public school in the city of Coelho Neto – MA and the textbook adopted by the school. The students were investigated through a diagnostic activity. For the development of the research, we mainly adopted as theoretical support, among others, the following works: Travaglia (2009), Antunes (2003), Mendonça (2006), Geraldi (1997), National Curricular Parameters (1998), Garcia Reis (2009), Pessoa (2014), Bagno (2007), Cegalla (2008), Abaurre e Pontara (2006), Müller (2002), Paraguassu-Martins (2010) e Taveira da Cruz (2008). The results of the research demonstrated that students partially dominate the phonological, syntactic and morphological aspects that permeate the phenomenon of chroma, while at the same time presenting limited understanding of the semantic aspect. In relation to the didactic book, we verified the primacy of the phonological, syntactic and morphological aspects of the linguistic phenomenon studied, without emphasizing the semantic choices involved in its use, making the students' understanding mechanical and meaningless, considering the reflexive use of the language and of their expressions. Thus, we elaborate a complementary teaching proposal to the proposal by the didactic book focused on linguistic reflection and mainly in the semantic aspect.
Palavras-chave: Crase
Análise Linguística
Semântica
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SILVA NETO, João Irene da. O ensino do fenômeno da crase: reflexões linguísticas para o 9° ano do ensino fundamental. 2019. 137 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/206
Data de defesa: 26-Feb-2019
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