| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2093Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Jefferson Lima | - |
| dc.contributor.advisor1 | Luz, Edina Maria de Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-02T13:29:08Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Jefferson Lima. Tecnologias digitais no ensino de física: impactos, desafios e estratégias para aprendizagem. 2025. 13 f. Artigo (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2093 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo analisa a integração de tecnologias digitais no ensino de Física mediante revisão sistemática de 6 artigos científicos nacionais (2020-2025). A pesquisa, motivada pelos desafios históricos no ensino da disciplina (72% dos estudantes abaixo do nível básico em ciências - PISA 2022), adotou metodologia qualitativa com análise temática de conteúdo, utilizando as bases SciELO e Periódicos CAPES. Os resultados revelaram que ferramentas como simuladores PhET e plataformas WebQuest aumentaram a compreensão conceitual e o engajamento discente, respectivamente, quando associadas a metodologias ativas. Contudo, identificaram-se três barreiras principais: (1) infraestrutura inadequada, (2) formação docente insuficiente (apenas 22% de professores capacitados) e (3) concentração de pesquisas em contextos privilegiados. Conclui-se que, embora as TDICs demonstrem potencial transformador, sua implementação efetiva requer políticas públicas integradas que combinem investimento em infraestrutura, formação docente continuada e desenvolvimento de pesquisas em realidades educacionais diversas, particularmente sobre tecnologias emergentes. | por |
| dc.description.abstract | This study analyzes the integration of digital technologies in Physics education through a systematic review of six national scientific articles (2020–2025). The research, motivated by historical challenges in teaching the subject (72% of students below the basic level in science – PISA 2022), adopted a qualitative methodology with thematic content analysis, using the SciELO and CAPES Journals databases. The results revealed that tools such as PhET simulators and WebQuest platforms enhanced conceptual understanding and student engagement, respectively, when combined with active methodologies. However, three main barriers were identified: (1) inadequate infrastructure, (2) insufficient teacher training (only 22% of teachers are qualified), and (3) the concentration of research in privileged contexts. It is concluded that, although digital information and communication technologies show transformative potential, their effective implementation requires integrated public policies that combine investment in infrastructure, continuous teacher training, and the development of research in diverse educational contexts, particularly on emerging technologies. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by JEFFERSON LIMA SILVA (jeffersonlsilva@aluno.uespi.br) on 2025-07-02T12:24:21Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 409425 bytes, checksum: 6d6d655ce6db56400ed1e14178718694 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 147001 bytes, checksum: 6252d0ff4ac615604880c6fcb6e98bef (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-02T13:29:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 409425 bytes, checksum: 6d6d655ce6db56400ed1e14178718694 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 147001 bytes, checksum: 6252d0ff4ac615604880c6fcb6e98bef (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-02T13:29:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 409425 bytes, checksum: 6d6d655ce6db56400ed1e14178718694 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 147001 bytes, checksum: 6252d0ff4ac615604880c6fcb6e98bef (MD5) Previous issue date: 2025-06-18 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Física | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Tecnologias Digitais | por |
| dc.subject | Ensino de Física | por |
| dc.subject | Aprendizagem Significativas | por |
| dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
| dc.title | Tecnologias digitais no ensino de fisica: impactos, desafios e estratégias para aprendiz | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 399,83 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
