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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2093| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Tecnologias digitais no ensino de fisica: impactos, desafios e estratégias para aprendiz |
| Autor: | Silva, Jefferson Lima |
| Primeiro orientador: | Luz, Edina Maria de Sousa |
| Resumo: | Este estudo analisa a integração de tecnologias digitais no ensino de Física mediante revisão sistemática de 6 artigos científicos nacionais (2020-2025). A pesquisa, motivada pelos desafios históricos no ensino da disciplina (72% dos estudantes abaixo do nível básico em ciências - PISA 2022), adotou metodologia qualitativa com análise temática de conteúdo, utilizando as bases SciELO e Periódicos CAPES. Os resultados revelaram que ferramentas como simuladores PhET e plataformas WebQuest aumentaram a compreensão conceitual e o engajamento discente, respectivamente, quando associadas a metodologias ativas. Contudo, identificaram-se três barreiras principais: (1) infraestrutura inadequada, (2) formação docente insuficiente (apenas 22% de professores capacitados) e (3) concentração de pesquisas em contextos privilegiados. Conclui-se que, embora as TDICs demonstrem potencial transformador, sua implementação efetiva requer políticas públicas integradas que combinem investimento em infraestrutura, formação docente continuada e desenvolvimento de pesquisas em realidades educacionais diversas, particularmente sobre tecnologias emergentes. |
| Abstract: | This study analyzes the integration of digital technologies in Physics education through a systematic review of six national scientific articles (2020–2025). The research, motivated by historical challenges in teaching the subject (72% of students below the basic level in science – PISA 2022), adopted a qualitative methodology with thematic content analysis, using the SciELO and CAPES Journals databases. The results revealed that tools such as PhET simulators and WebQuest platforms enhanced conceptual understanding and student engagement, respectively, when combined with active methodologies. However, three main barriers were identified: (1) inadequate infrastructure, (2) insufficient teacher training (only 22% of teachers are qualified), and (3) the concentration of research in privileged contexts. It is concluded that, although digital information and communication technologies show transformative potential, their effective implementation requires integrated public policies that combine investment in infrastructure, continuous teacher training, and the development of research in diverse educational contexts, particularly on emerging technologies. |
| Palavras-chave: | Tecnologias Digitais Ensino de Física Aprendizagem Significativas |
| Área(s) do CNPq: | ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Física |
| Citação: | SILVA, Jefferson Lima. Tecnologias digitais no ensino de física: impactos, desafios e estratégias para aprendizagem. 2025. 13 f. Artigo (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2093 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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