Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2112
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O ensino da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 9° ano |
Autor: | Araújo, Diego Sobrinho de |
Primeiro orientador: | Silva, Brígida Mônica Alves da |
Resumo: | A oralidade é uma forma de comunicação humana anterior à escrita, sendo no Brasil um reflexo da diversidade linguística do país, embora tradicionalmente a norma padrão escrita tenha sido mais valorizada nas instituições educacionais. No entanto, estudos linguísticos modernos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm promovido a valorização da oralidade, reconhecendo-a como essencial para a cidadania. O objetivo deste trabalho foi analisar o papel da oralidade no ensino da língua portuguesa. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, com análise documental de dois livros didáticos, Telaris Essencial, da Editora Ática, e Português Linguagens, da Editora Saraiva, ambos do 9º ano do Ensino Fundamental, e revisão bibliográfica de autores como Bagno (2022), Bortoni Ricardo (2021), Soares (2017), Marcuschi (2021) e Travaglia (2015). Os resultados indicam que ambos os livros didáticos apresentam propostas robustas para o desenvolvimento da competência oral dos estudantes, alinhadas à BNCC, promovendo fluência verbal, capacidade argumentativa e valorização da diversidade linguística. |
Abstract: | Orality is a form of human communication that predates writing and, in Brazil, reflects the country's linguistic diversity. Traditionally, however, the written standard norm has been more valued within educational institutions. Nevertheless, modern linguistic studies and the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) have promoted the recognition of orality as an essential component of citizenship. This study aimed to analyze the role of orality in Portuguese language teaching. Methodologically, it is a qualitative and descriptive research based on document analysis of two 9th-grade textbooks—Telaris Essencial (Editora Ática) and Português Linguagens (Editora Saraiva)—and a literature review of authors such as Bagno (2022), Bortoni-Ricardo (2021), Soares (2017), Marcuschi (2021), and Travaglia (2015). The results indicate that both textbooks offer robust approaches to developing students’ oral communication skills, in line with the BNCC, by fostering verbal fluency, argumentative capacity, and appreciation of linguistic diversity. |
Palavras-chave: | Oralidade Livro Didático Ensino de Língua Portuguesa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | ARAÚJO, Diego Sobrinho de. O ensino da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 9° ano. 2025. 24 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2112 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 616,38 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.