Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2123
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Recursos visuais e audiovisuais como ferramentas didáticas que auxiliam o ensino de física
Título(s) alternativo(s): Visual and audiovisual resources as didactic tools to aid the teaching of physics
Autor: Gois, Guilbert da SIlva 
Primeiro orientador: Silva, Agmael Mendonça
Primeiro membro da banca: Garcia, Eloise Cristina de Souza Rodrigues
Segundo membro da banca: Silva, Otavio de Brito
Resumo: Este trabalho visa demonstrar a importância do uso de recursos visuais no ensino de Física, destacando como esses elementos contribuem para a compreensão de conceitos abstratos e complexos que são característicos da disciplina. Com base em uma revisão de literatura, o trabalho explora o impacto de ferramentas como diagramas, gráficos, animações e simulações computacionais na facilitação do processo de aprendizagem. A pesquisa evidência que os recursos visuais desempenham um papel importante na construção de modelos mentais que permitem aos alunos visualizar fenômenos físicos, tornando o conteúdo mais acessível e intuitivo. Além disso, os resultados mostram que o uso de tecnologias visuais interativas aumenta o engajamento dos estudantes, promove uma aprendizagem mais ativa e melhora o desempenho acadêmico. O trabalho conclui que a integração eficaz desses recursos em sala de aula, em conjunto com estratégias pe- dagógicas adequadas, pode transformar o ensino de Física, oferecendo uma abordagem mais dinâmica e significativa para o ensino de conceitos científicos.
Abstract: This work aims to demonstrate the importance of using visual resources in Physics education, highlighting how these elements contribute to the understanding of abstract and complex concepts characteristic of the discipline. Based on a literature review, the study explores the impact of tools such as diagrams, graphs, animations, and computer simulations in facilitating the learning process. The research shows that visual resour- ces play a crucial role in constructing mental models that allow students to visualize physical phenomena, making the content more accessible and intuitive. Furthermore, the findings indicate that the use of interactive visual technologies increases student en- gagement, promotes more active learning, and improves academic performance. The work concludes that the effective integration of these resources in the classroom, com- bined with appropriate pedagogical strategies, can transform Physics teaching, offering a more dynamic and meaningful approach to the instruction of scientific concepts.
Palavras-chave: Recursos Visuais/Audiovisuais
Práticas Pedagógicas
Ensino de Física
Simulações Computacionais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Física
Citação: GOIS, Guilbert da Silva. Recursos visuais e audiovisuais como ferramentas didáticas que auxiliam o ensino de física. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2123
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Física (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa (1).pdf2,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.