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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2160| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Análise de dados educacionais dos territórios de desenvolvimento planície litorâneas e carnaubais do Estado do Piauí |
| Autor: | Val, Iasmin Mendes do ![]() |
| Primeiro orientador: | Teles, Fabrícia Pereira |
| Primeiro membro da banca: | Teles, Fabrícia Pereira |
| Segundo membro da banca: | Teles, Francisco Afranio Rodrigues |
| Terceiro membro da banca: | Teles, Maria Estely Rodrigues |
| Resumo: | O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, é um importante instrumento essencial para o planejamento da educação no país, contribuindo para a qualidade, a oferta e a gratuidade do ensino. Em relação à Meta 1, que está inserida em seu plano, esta visa à universalização da pré-escola até 2016 e propõe que seja alcançado um atendimento de, no mínimo, 50% de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos na creche até o final da vigência do PNE, em 2024. Seguindo essa linha, os municípios adequaram seus planos em 2015, conforme orientado pelo Ministério da Educação, de modo que fossem levadas em consideração as necessidades das localidades. Desse modo, o estudo teve como problemática a seguinte questão: Como os Planos Municipais de Educação dos municípios do Território de Desenvolvimento da Planície Litorânea e dos Carnaubais contribuíram para o alcance da Meta 1 do Plano Nacional de Educação? Partindo do problema, fomos guiados pelo objetivo geral, que foi norteado pela investigação de dados educacionais dos municípios dos Territórios de Desenvolvimento Planície Litorânea e Carnaubais, à luz da Meta 1 do Plano Nacional de Educação e das respectivas metas dos Planos Municipais; e, especificamente, discutir a situação das matrículas de crianças no âmbito da Educação Infantil, quanto à sua evolução ou estagnação, no período de 2014, 2015 e 2024, na região da Planície Litorânea e Carnaubais, no estado do Piauí; levantar dados estatísticos sobre o número de instituições de Educação Infantil que oferecem atendimento a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, em cidades do Território de Desenvolvimento da Planície Litorânea e Carnaubais; apontar indicadores dos Planos Municipais de Educação (PMEs) que evidenciem as metas atingidas ou não no período de referência. O trabalho se apoiou em obras bibliográficas e documentos oficiais, como os PMEs. Diante disso, a pesquisa é documental e bibliográfica, possuindo uma abordagem qualiquantitativa. Quanto à fonte de dados, foram explorados sites oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Observatório da Criança e do Adolescente da Fundação Abrinq. Relacionando os números encontrados com o que estava sendo indicado nos Planos Municipais de Educação, percebeu-se que alguns municípios conseguiram atingir uma taxa de atendimento satisfatória para a creche, enquanto outros obtiveram melhores resultados com a pré-escola. Entretanto, apenas Jatobá do Piauí, localizado no Território de Desenvolvimento dos Carnaubais, de fato atingiu a Meta 1 do PNE, ao alcançar o que era esperado em seu PME. |
| Abstract: | The National Education Plan, approved in 2014, is an essential and significant instrument for education planning in Brazil, contributing to the quality, availability, and gratuity of education. Regarding Goal 1, included in the plan, it aims at the universalization of preschool education by 2016 and proposes that, by the end of the PNE's term in 2024, at least 50% of children aged 0 (zero) to 3 (three) years should be enrolled in daycare. In line with this, the municipalities adjusted their local plans in 2015, as guided by the Ministry of Education, taking into account the specific needs of each locality. Thus, this study was guided by the central question of whether the Municipal Education Plans (PMEs) of the municipalities in the Development Territories of Planície Litorânea and Carnaubais contributed to achieving Goal 1 of the National Education Plan. Based on this problem, the general objective was to investigate educational data from these territories in light of Goal 1 of the PNE and the corresponding goals of the local plans. Specifically, the study aims to: discuss the situation of enrollments in Early Childhood Education regarding their progress or stagnation in the years 2014, 2015, and 2024 in the regions of Planície Litorânea and Carnaubais, in the state of Piauí; collect statistical data on the number of Early Childhood Education institutions serving children aged 0 to 5 years in the municipalities of these development territories; and identify PME indicators that show whether or not the goals were achieved during the reference period. The study was based on bibliographic works and official documents such as the Municipal Education Plans (PMEs). Therefore, this research is both documental and bibliographic, with a qualitative and quantitative approach. Data sources included official websites such as the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), and the Child and Adolescent Observatory of the Abrinq Foundation. By relating the data found with the goals established in the PMEs, it was observed that some municipalities reached satisfactory attendance rates in daycare, while others did so in preschool. However, only the municipality of Jatobá do Piauí, located in the Carnaubais Development Territory, effectively achieved Goal 1 of the PNE, meeting the targets established in its PME. |
| Palavras-chave: | Plano Nacional de Educação Plano Municipal de Educação Educação Infantil Meta 1 |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | VAL, Iasmin Mendes do. Análise de dados educacionais dos territórios de desenvolvimento planície litorâneas e carnaubais do Estado do Piauí. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2160 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
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