Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2161
Tipo do documento: Monografia
Título: A ética na formação docente nos cursos de licenciatura da UESPI – Campus de Parnaíba/PI
Autor: Lima, Andressa Gomes de
Primeiro orientador: Albuquerque, Maria
Primeiro membro da banca: Albuquerque, Maria
Segundo membro da banca: Araújo, Marlinda
Terceiro membro da banca: Teles, Francisco
Resumo: A ética na formação docente promove no licenciado o desenvolvimento de uma conduta pautada no respeito, na justiça e na empatia. O objetivo central deste trabalho foi analisar a partir da perspectiva sócio-histórica o processo de formação docente dos cursos de licenciatura da UESPI/PI no que se relaciona a ética na formação dos professores. Para o alcance do objetivo foi realizado um levantamento nos fluxogramas dos cursos de licenciatura da UESPI, para verificar como ocorre a formação ética dos profissionais da educação. A partir disso, é possível compreender sobre a importância do comportamento humano a partir dos valores éticos no ambiente educacional. A abordagem utilizada foi a Sócio-histórica. O método de investigação foi a pesquisa qualitativa e a documental, que visam a análise de um assunto específico e a coleta de informações relevantes. O estudo mostrou que o Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – UESPI/Parnaíba, possui 7 cursos de licenciatura, sendo eles: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia. Os cursos de Filosofia e de Pedagogia são os dois cursos que apresentam uma disciplina que discute conteúdos específicos relacionados a ética na educação. No curso de Pedagogia a disciplina é denominada Educação e Ética (30h), enquanto que no curso de Filosofia denomina-se Ética (60h), ambas no bloco II. Nas demais licenciaturas apesar de não apresentarem disciplina específica voltada para a Ética, todas elas possuem em sua ementa assuntos relacionados com o reconhecimento ético-moral e a ética das virtudes. Logo, o desenvolvimento dessa análise contribuiu para verificarmos que os cursos de licenciatura do campus da UESPI/PI de Parnaíba tem a preocupação de formar professores pautados em princípios éticos, filosóficos e científicos.
Abstract: Ethics in teacher education promotes the development of conduct in future teachers grounded in respect, justice and empathy. This study's main objective was to analyze the process of teacher training at UESPI/PI's undergraduate courses from a socio-historical perspective, in relation to ethics in teacher education. In order to achieve the objective, a survey was carried out on the curriculum flowcharts of UESPI's licentiate degree programs, to verify how the ethical formation of education professionals takes place. From this, it is possible to understand the importance of ethical values in shaping human behavior in educational settings. The approach used was socio-historical. The research method was qualitative and documentary analysis, which aims to analyze a specific subject and collect relevant information. The study showed that the Professor Alexandre Alves de Oliveira Campus - UESPI/Parnaíba, has 7 licentiate courses: Biological Sciences, Social Sciences, Philosophy, History, English Language, Portuguese Language and Pedagogy. Philosophy and Pedagogy are the two degree courses that have a discipline that discusses specific content related to ethics in education. In the Pedagogy course the subject is called Education and Ethics (30h), while in the Philosophy course it is called Ethics (60h), both offered in Block II of the curriculum. Although the other programs don't offer a specific discipline focused on ethics, they all have subjects related to ethical-moral recognition and virtue ethics on their syllabus. Therefore, this analysis has helped us to verify that the licentiate courses at the UESPI/PI campus in Parnaíba are concerned with training teachers based on ethical, philosophical and scientific principles.
Palavras-chave: Ética
Formação Docente
Licenciatura- Cursos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: LIMA, Andressa Gomes de. A ética na formação docente nos cursos de licenciatura da UESPI – Campus de Parnaíba/PI. 2025. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2161
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa608,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.