Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Thalles Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Britto, Roberto Cajubá da Costa-
dc.contributor.referee1Santos Filho, Itamar da Silva-
dc.contributor.referee2Pereira, Giuliano Campos-
dc.date.accessioned2025-07-07T13:01:19Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Thalles Barbosa de. A dificuldade da regularização fundiária extrajudicial no Brasil: uma análise da Lei nº 13.465/2017, a participação do ente municipal e o reflexo no direito à moradia. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2162-
dc.description.resumoEste trabalho analisou a dificuldade da regularização fundiária extrajudicial no Brasil, com foco na Lei 13.465/2017, na participação municipal e seus reflexos no direito à moradia. Ademais, o estudo objetivou examinar o papel do Estado, especialmente dos Municípios, no processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), identificando benefícios para cidadãos e entes municipais, e as razões que dificultam a aplicação da referida lei por parte das prefeituras. Para tanto, utilizou-se abordagem qualitativa e descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica e documental. Nesse sentido, o trabalho descreveu o panorama histórico da desigualdade fundiária no Brasil e a evolução legislativa que culminou na Lei 13.465/2017, a qual instituiu a Reurb, suas modalidades e instrumentos, promovendo a desjudicialização e conferindo ao Município um papel central no procedimento administrativo-registral. Apesar das inovações normativas e princípios como a função social da propriedade, a sustentabilidade e a participação, a implementação da lei enfrenta barreiras significativas. Além disso, identificou-se uma crítica à prioridade da titulação em massa, que muitas vezes ocorre sem a devida integração urbanística e social, esvaziando o potencial transformador da política. Portanto, o principal entrave reside na "desídia municipal", caracterizada pela falta de estrutura técnica, capacidade orçamentária, planejamento integrado e vontade política, o que inviabiliza a condução eficaz dos processos de Reurb. Outros desafios incluem a burocracia, a falta de padronização registral, dificuldades com estudos técnicos, o conflito com interesses privados e barreiras sociais como a falta de informação e a dificuldade na obtenção de anuências. Dessa forma, concluiu-se que a Lei 13.465/2017, apesar de seu potencial para promover a regularização fundiária extrajudicial e o direito à moradia, tem sua efetividade comprometida pelos obstáculos de implementação, reforçando a necessidade urgente de superar a omissão municipal e integrar a titulação a políticas urbanas mais amplas que garantam justiça social e sustentabilidade, indo além da mera formalização dominial para concretizar plenamente o direito à moradia.por
dc.description.abstractThis study analyzed the difficulty of extrajudicial land regularization in Brazil, with particular attention to Law 13.465/2017, municipal participation, and its impact on the right to housing. In addition, the study aimed to examine the role of the State, especially municipalities, in the Urban Land Regularization (Reurb) process, identifying benefits for citizens and municipal entities, as well as the reasons that hinder the application of the aforementioned law by city governments. To this end, a qualitative and descriptive approach was used, based on bibliographic and documentary research. From this perspective, the study described the historical panorama of land inequality in Brazil and the legislative evolution that culminated in Law 13.465/2017, which instituted Reurb, its modalities and instruments, promoting dejudicialization and giving the municipality a central role in the administrative registration procedure. Despite regulatory innovations and principles such as the social function of property, sustainability, and participation, the implementation of the law faces significant barriers. In addition, criticism has been levelled at the priority given to mass titling, which often occurs without proper urban and social integration, undermining the transformative potential of the policy. Therefore, the main obstacle lies in “municipal negligence,” characterized by a lack of technical structure, budgetary capacity, integrated planning, and political will, which obstruct the effective conduct of Reurb processes. Other challenges include bureaucracy, lack of registration standardization, difficulties with technical studies, conflict with private interests, and social barriers such as lack of information and difficulty in obtaining consent. Thus, it was concluded that Law 13.465/2017, despite its potential to promote extrajudicial land regularization and the right to housing, its effectiveness is compromised by implementation obstacles, reinforcing the urgent need to overcome municipal omission and integrate titling into broader urban policies that guarantee social justice and sustainability, going beyond mere formalization of ownership to realize the right to housing fully.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thalles Sousa (tbarbosadesousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-07T12:48:02Z No. of bitstreams: 2 TCC - Thalles.pdf: 990348 bytes, checksum: 525f21cdd2f06dbb69058b2270d3446e (MD5) Termo de Autorizacao-repositorio_TCC_Thalles Barbosa.pdf: 261201 bytes, checksum: daf97a9bfbad31104f72dd209405c882 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-07T13:01:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - Thalles.pdf: 990348 bytes, checksum: 525f21cdd2f06dbb69058b2270d3446e (MD5) Termo de Autorizacao-repositorio_TCC_Thalles Barbosa.pdf: 261201 bytes, checksum: daf97a9bfbad31104f72dd209405c882 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-07T13:01:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - Thalles.pdf: 990348 bytes, checksum: 525f21cdd2f06dbb69058b2270d3446e (MD5) Termo de Autorizacao-repositorio_TCC_Thalles Barbosa.pdf: 261201 bytes, checksum: daf97a9bfbad31104f72dd209405c882 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Direitopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRegularização Fundiáriapor
dc.subjectRegularização Fundiária Urbana (Reurb)por
dc.subjectDireito à moradiapor
dc.subjectDesídia Municipalpor
dc.subjectLei nº 13.465/2017por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleA dificuldade da regularização fundiária extrajudicial no Brasil: uma análise da Lei nº 13.465/2017, a participação do ente municipal e o reflexo no direito à moradiapor
dc.title.alternativeThe difficulty of extrajudicial land regularization in Brazil: an analysis of Law No. 13.465/2017, the participation of the municipal entity and the impact on the right to housingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Bacharelado em Direito (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo - Thalles.pdf967,14 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.