Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/217
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das dificuldades de aprendizagem algébrica manifestadas por alunos do 8º ano do ensino fundamental
Autor: Costa, José Airton do Nascimento
Primeiro orientador: Araújo, Neuton Alves de
Primeiro membro da banca: Araújo, Neuton Alves de
Segundo membro da banca: Rodrigues, Disnah Barroso
Terceiro membro da banca: Sousa, Valdirene Gomes de
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as dificuldades de aprendizagem algébrica. Procurou-se responder à seguinte questão/problema de pesquisa: quais as dificuldades encontradas por parte dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental regular, suas causas e implicações, no que tange à aprendizagem de conceitos e procedimentos necessários ao estudo da Álgebra? Tem como objetivo geral analisar as dificuldades encontradas por parte dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental regular, suas causas e implicações, no que tange à aprendizagem de conceitos e procedimentos necessários ao estudo da Álgebra. E, como objetivos específicos: reconhecer as possíveis dificuldades de aprendizagem de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental regular em relação à Álgebra; identificar as causas e implicações dessas possíveis dificuldades de aprendizagem dos alunos envolvendo a Álgebra; refletir sobre as implicações resultantes dessas dificuldades de aprendizagem; e, propor estratégias metodológicas como possibilidades de superação das dificuldades de aprendizagem de conceitos algébricos. A referida pesquisa se caracteriza como pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os dados da pesquisa foram produzidos em uma escola pública estadual da cidade de Teresina-PI de tempo integral: CETI-PEQUENA RUBIM. Os sujeitos, participantes desta investigação foram alunos do 8º ano do Ensino Fundamental regular. Como instrumentos e técnicas de produção de dados, empregamos: três formatos de Questionário (Pré-Teste, Teste e Pós-Teste), a observação com intervenção e os registros escritos de depoimentos dos alunos, os quais foram utilizados de maneira complementar. No processo analítico, a discussão dos dados apreendidos, se deu a partir de três eixos de análise: diagnóstico dos conhecimentos prévios: a busca das dificuldades de aprendizagem algébrica; causas e implicações das dificuldades de aprendizagem algébrica: necessidade de intervenção; e, organização do ensino: possibilidades de superação das dificuldades de aprendizagem algébrica. Constatamos que as dificuldades dos alunos na aprendizagem algébrica não são tanto de álgebra propriamente dita, mas, da falta de embasamento e apropriação da Aritmética (números naturais e racionais, operações, números decimais). Além disso, há a problemática da interpretação de problemas.
Abstract: This research has as object of study the difficulties of learning algebraic. We proceeded to answer the following research question / problem: what are the difficulties encountered by students in the 8th grade of regular elementary school, their causes and implications, what learning questions of concepts and procedures used in the study of algebra? Its general objective is to analyze how the difficulties encountered by students of the 8th grade of regular elementary school, their causes and implications, do not involve the learning of concepts and procedures necessary for the study of Algebra. And, as specified objectives: to recognize the possible learning difficulties of students in the 8th grade of regular elementary school in relation to algebra; identify as causes and implications of these possible learning difficulties of students involved in algebra; reflect on the selected implications of these learning disabilities; and propose methodological strategies as possibilities to overcome the learning difficulties of algebraic concepts. Forbidden research is characterized as qualitative approach research. The survey data were used at the full-time state public school of the city of Teresina-PI: CETI-SMALL RUBIM. The subjects, participants of this investigation were the students of the 8th grade of regular elementary school. As instruments and techniques of data production, we used: three Questionnaire formats (Pre-Test, Test and Post-Test), an observation with intervention and written records of student testimonials, which are the complementary methods of use. In the analytical process, a discussion of the seized data took place from three axes of analysis: diagnosis of prior knowledge: a survey of the difficulties of algebraic learning; causes and implications of algebraic learning disabilities: need for intervention; and teaching organization: possibilities of overcoming the difficulties of learning algebraic. We find that students' difficulties in learning algebraic are not so much algebra itself, but because of the lack of grounding and appropriation of arithmetic (natural and rational numbers, operations, decimal numbers). Also, there is a problem interpreting problems.
Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem
Álgebra
Ensino Fundamental Regular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: COSTA, José Airton do Nascimento. Análise das dificuldades de aprendizagem algébrica manifestadas por alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2019. 93 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/217
Data de defesa: 1-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa2,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação323,6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons