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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2176| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O Programa Jovem do Futuro na rede estadual de educação do Piauí: uma análise dos processos de gestão implantados |
| Autor: | Caldas, Ana Carolina de Araujo Souza |
| Primeiro orientador: | Silva, Samara de Oliveira |
| Primeiro membro da banca: | Lima, Ana Batriz da Silva |
| Segundo membro da banca: | Araujo, Rafalea de Morais |
| Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a análise da implementação do Programa Jovem do Futuro (PJF) na Rede Estadual de Educação do Piauí, com ênfase nos impactos sobre os processos de gestão escolar. A problemática central parte do questionamento: de que forma a adoção de práticas de gestão orientadas por resultados, típicas do PJF, tem interferido na autonomia das escolas públicas, nos processos pedagógicos e na garantia do direito à educação? O objetivo geral consistiu em analisar a implementação do Programa Jovem do Futuro na Rede Estadual de Educação do Piauí, com foco nos processos de gestão escolar implantados. Como objetivos específicos, buscase: investigar como ocorreu a adoção do PJF no estado do Piauí; identificar os principais documentos que embasam essa parceria; e compreender as mudanças provocadas nos processos de gestão escolar a partir da implantação do programa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com uso de análise documental e revisão bibliográfica, a partir de autores que discutem a privatização da educação e os modelos de gestão por resultados, como Adrião (2016, 2018, 2022), Borghi (2021), Peroni (2018), Ball e Youdell (2008), Garcia (2006), Shiroma, Garcia e Campos (2005) e Paro (2000). Os resultados revelam que o Programa Jovem do Futuro promove a introdução de práticas gerencialistas nas escolas públicas, baseadas em planejamento estratégico, monitoramento de metas e cultura de responsabilização, características de modelos privatizantes e de parcerias público-privadas. Apesar de apresentar avanços na organização administrativa e na cultura de acompanhamento, também gera impactos sobre a autonomia escolar, impondo uma lógica que nem sempre considera as especificidades dos territórios e das comunidades escolares. O estudo conclui que o modelo contribui para o fortalecimento de práticas de controle e padronização, refletindo os desafios enfrentados pela gestão democrática na educação pública contemporânea. |
| Abstract: | The final paper has as its theme the analysis of the implementation of the Young Future Program (PJF) in the State Education Network of Piauí, focusing on the impacts on school management processes. The central issue arises from the question: in what ways has the adoption of results-oriented management practices, typical of the PJF, interfered with the autonomy of public schools, pedagogical processes, and the guarantee of the right to education? The general objective was to analyze the implementation of the Young Future Program in the State Education Network of Piauí, with a focus on the school management processes established. The specific objectives include: investigating how the PJF was adopted in the state of Piauí; identifying the main documents that support this partnership; and understanding the changes brought about in school management processes following the implementation of the program. The research adopts a qualitative approach, using document analysis and bibliographic review. Based on authors who discuss the privatization of education and result-oriented management models, such as Adrião (2016, 2018, 2022), Borghi (2021), Peroni (2018), Ball and Youdell (2008), Garcia (2006), Shiroma, Garcia and Campos (2005), and Paro (2000). The results reveal that the Youth Program of the Future promotes the introduction of managerial practices in public schools, based on strategic planning, goal monitoring, and a culture of accountability, characteristics of privatizing models and public-private partnerships. Although it presents advancements in administrative organization and a culture of oversight, it also impacts school autonomy, imposing a logic that does not always consider the specificities of territories and school communities. The study concludes that the model contributes to the strengthening of control and standardization practices, reflecting the challenges faced by democratic management in contemporary public education. |
| Palavras-chave: | Programa Jovem do Futuro Gestão Escolar Educação Básica |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | CALDAS, Ana Carolina de Araujo Souza. O Programa Jovem do Futuro na rede estadual de educação do Piauí: uma análise dos processos de gestão implantados. 2025. 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2176 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
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