Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2182
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação continuada de professores na educação do campo
Autor: Moura, Gabriela França
Primeiro orientador: Souza, Antoniele Silvana de Melo
Primeiro membro da banca: Souza, Antoniele Silvana de Melo
Segundo membro da banca: Oliveira, Mirian Folha de Araújo
Terceiro membro da banca: Brandenburg, Cristine
Resumo: A presente pesquisa faz parte da formação continuada de professores que atuam na Educação do Campo, considerando as especificidades culturais, sociais e estruturais das comunidades rurais. Com objetivo de entender as necessidades de formação desses profissionais; compreender as políticas de formação docente no âmbito da educação do campo; identificar os desafios enfrentados pelos docentes no contexto rural; a pesquisa possui a abordagem qualitativa, com o procedimento metodológico da revisão bibliográfica e aplicação de questionário a professores de escolas municipais em Corrente-PI. O estudo contextualiza historicamente a exclusão das populações rurais das políticas educacionais brasileiras, destacando avanços e limites das ações de formação docente voltadas ao campo. Aponta a importância da formação continuada como processo contínuo e contextualizado, capaz de promover práticas pedagógicas comprometidas com a realidade local. Os resultados indicam que os professores reconhecem a precariedade das escolas do campo e a necessidade de formações que articulem teoria e prática. Ressalta-se, ainda, a relevância do fortalecimento das políticas públicas, da valorização dos saberes locais e da construção de estratégias que envolvam a comunidade escolar. Conclui-se que a formação docente no campo deve estar alinhada a uma proposta pedagógica crítica e transformadora, capaz de contribuir para a superação das desigualdades históricas e a efetivação de uma educação de qualidade para os povos do campo.
Abstract: This research is part of the continuing education of teachers working in rural education, taking into account the cultural, social, and structural specificities of rural communities. Its objective is to understand the training needs of these professionals; to analyze teacher education policies within the scope of rural education; and to identify the challenges faced by teachers in the rural context. The research adopts a qualitative approach, using bibliographical review and the application of questionnaires to teachers from municipal schools in Corrente-PI as methodological procedures. The study provides a historical context of the exclusion of rural populations from Brazilian educational policies, highlighting the advances and limitations of teacher education initiatives aimed at rural areas. It emphasizes the importance of continuing education as an ongoing and contextualized process, capable of promoting pedagogical practices committed to the local reality. The results indicate that teachers recognize the precarious conditions of rural schools and the need for training that integrates theory and practice. Furthermore, the study highlights the relevance of strengthening public policies, valuing local knowledge, and developing strategies that engage the school community. It concludes that teacher education in rural areas must be aligned with a critical and transformative pedagogical approach, capable of contributing to overcoming historical inequalities and ensuring quality education for rural populations.
Palavras-chave: Formação Continuada
Educação do Campo
Prática Docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: MOURA, Gabriela França. Formação continuada de professores na educação do campo. 2025. 15 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2182
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf422,58 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.