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Tipo do documento: Monografia
Título: Educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas rurais no Piauí: desafios e contribuições
Autor: Oliveira, Jesus do Nascimento
Primeiro orientador: Ferreira, Emerson Benedito
Segundo orientador: Silva, Samara de Oliveira
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) cumpre um papel fundamental na promoção da inclusão social e na superação do analfabetismo no Piauí, especialmente em contextos rurais, onde as desigualdades educacionais são mais evidentes. Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as contribuições da EJA nas escolas rurais no Piauí. De natureza bibliográfica e documental, a pesquisa examina políticas públicas e programas educacionais voltados à EJA no meio rural, complementando a análise teórica com dados secundários do INEP, IBGE e relatórios governamentais sobre matrículas, evasão escolar e infraestrutura educacional. Fundamentado em autores como Freire (1997), Arroyo (2005), Saviani (2013) e Caldart (2004), o estudo confronta esses dados quantitativos com as discussões qualitativas, identificando entraves como a carência de infraestrutura, a escassez de docentes qualificados e as dificuldades de acesso. A pesquisa também destaca iniciativas como a integração entre EJA e educação profissional, analisando criticamente sua implementação a partir de indicadores educacionais. Os resultados apontam que, embora haja avanços, persistem desafios estruturais que comprometem a eficácia da EJA, evidenciados tanto pela literatura quanto pelos dados oficiais. A valorização dos saberes locais e a participação comunitária emergem como condições essenciais para uma EJA emancipadora. Conclui-se que essa modalidade educacional requer políticas públicas articuladas com a realidade local, demonstrando a necessidade de maior investimento e de estratégias pedagógicas contextualizadas, conforme revelado pela combinação entre análise documental, dados estatísticos e referencial teórico
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) plays a fundamental role in promoting social inclusion and overcoming illiteracy in Piauí, especially in rural contexts where educational inequalities are more pronounced. This study aims to analyze the challenges and contributions of EJA in rural schools in Piauí. Using a bibliographic and documentary approach, the research examines public policies and educational programs for rural EJA, complementing theoretical analysis with secondary data from INEP, IBGE, and government reports on enrollment, school dropout rates, and educational infrastructure. Grounded in the works of Freire (1997), Arroyo (2005), Saviani (2013), and Caldart (2004), the study contrasts quantitative data with qualitative discussions, identifying obstacles such as lack of infrastructure, shortage of qualified teachers, and access difficulties. The research also highlights initiatives like the integration of EJA with vocational education, critically analyzing their implementation based on educational indicators. Results indicate that, despite progress, structural challenges persist, undermining EJA's effectiveness a finding supported by both literature and official data. The study emphasizes the importance of valuing local knowledge and community participation as essential conditions for emancipatory EJA. It concludes that this educational modality requires public policies aligned with local realities, demonstrating the need for greater investment and contextually adapted pedagogical strategies, as revealed through the combination of documentary analysis, statistical data, and theoretical frameworks
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Escolas Rurais
Alfabetização
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Jesus do Nascimento. Educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas rurais no Piauí: desafios e contribuições. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2187
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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