| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2202Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fernandes, Vitoria Shuyane Rodrigues da Silva | - |
| dc.contributor.advisor1 | Moura, Eva de Moraes Lima | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-09T11:33:05Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | FERNANDES, Vitoria Shuyane Rodrigues da Silva. Saberes e conhecimentos necessários para a educação de surdos: uma visão da formação docente para além dos conteúdos. 2025. 40 f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2202 | - |
| dc.description.resumo | A educação bilíngue surgiu como uma resposta a um problema vigente na sociedade: a desigualdade na educação de pessoas surdas. Devido aos diversos contextos de preconceito e segregação vividos por essa comunidade, se fez necessário a luta pelos direitos educacionais. Este estudo tem como objetivo principal compreender os principais saberes para o ensino de LIBRAS na educação dos surdos, tais como os conhecimentos necessários na formação do docente, com ênfase em uma visão que vai além dos conteúdos curriculares. Além disso, foram traçados alguns objetivos específicos, sendo esses, apresentar conquistas da comunidade surda que foram fundamentais em sua trajetória educacional; conhecer os principais saberes que são essenciais para a atuação do professor bilíngue na educação de surdos; e por fim, identificar as principais políticas públicas que apoiam a formação continuada deste professor. O trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica com análise documental. Alguns dos autores pesquisados que abordaram sobre o tema foram: Chimentão (2019), Moraes et al (2024)¬, Caetano et al (2013) dentre outros. Foi feito também um levantamento documental acerca de diretrizes que diz respeito ao assunto. Alguns dos documentos analisados foram: o Decreto n° 5.626 de 2005, Declaração de Salamanca de 1994 e Lei n° 14.191 de 2021. Em suma, esta pesquisa mostrou-se relevante para a comunidade acadêmica, especialmente para aqueles que desejam atuar no ensino de surdos e assim fortalecer uma educação onde todos tenham um lugar, para dessa forma, exercer um direito básico da vida, a educação. | por |
| dc.description.abstract | Bilingual education emerged as an answer to a problem in the society: the inequality in the education of deaf people. Because of the several contexts of prejudice and segregation lived for this comunity, it was necessary the search for educational rigths. This research has as goal to comprehend the main knowledges about the teaching LIBRAS (Brazilian Sign Language) in the education of the deaf, as the need of knowledge in teacher training, with an emphasis on a view that goes beyond the curricular subject. Furthermore, it were highlighted some specific goals, such as, present achievements of the deaf community that were essential in their educational trajectory; knowing the main knowledge that was essential to the performance of the bilingual teacher in the education of the deaf; and finally, identify the main public political that support the continued training of this professional. This work talks about a bibliographic research, with documental analysis. Some authors researched who talks about this theme were: Chimentão (2019), Moraes et al (2024), Caetano et al (2013) and others. It was doing a documental research about the guidelines that is related to this subject. Some of these analysed documents were: Decree No. 5,626 of 2005, Salamanca Declaration of 1994 and Law No. 14,191 of 2021. In short, this research showed us relevant to the academic community, mainly for those who wish to act in the deaf teaching and this form strengthen an education where everybody has an opportunity, for this way, exercise a basic right of life, the education. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Vitoria Fernandes (vsrdasfernandes@aluno.uespi.br) on 2025-07-08T21:43:24Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA VITORIA SEM ANEXOS.pdf: 1005179 bytes, checksum: 45b1d46483b783ce85b39d3b149ef5b3 (MD5) DOC-20250707-WA0105. (1).pdf: 314480 bytes, checksum: 533a41582b6f00fcb09474ce7f61d05f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-09T11:33:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA VITORIA SEM ANEXOS.pdf: 1005179 bytes, checksum: 45b1d46483b783ce85b39d3b149ef5b3 (MD5) DOC-20250707-WA0105. (1).pdf: 314480 bytes, checksum: 533a41582b6f00fcb09474ce7f61d05f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-09T11:33:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA VITORIA SEM ANEXOS.pdf: 1005179 bytes, checksum: 45b1d46483b783ce85b39d3b149ef5b3 (MD5) DOC-20250707-WA0105. (1).pdf: 314480 bytes, checksum: 533a41582b6f00fcb09474ce7f61d05f (MD5) Previous issue date: 2025-06-10 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação Bilíngue | por |
| dc.subject | Formação de Professores | por |
| dc.subject | LIBRAS | por |
| dc.subject.cnpq | TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
| dc.title | Saberes e conhecimentos necessários para a educação de surdos: uma visão da formação docente para além dos conteúdos | por |
| dc.title.alternative | Knowledge necessary for deaf education: a view of teacher training beyond subjects. | eng |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 981,62 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
