Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2202
Tipo do documento: Monografia
Título: Saberes e conhecimentos necessários para a educação de surdos: uma visão da formação docente para além dos conteúdos
Título(s) alternativo(s): Knowledge necessary for deaf education: a view of teacher training beyond subjects.
Autor: Fernandes, Vitoria Shuyane Rodrigues da Silva
Primeiro orientador: Moura, Eva de Moraes Lima
Resumo: A educação bilíngue surgiu como uma resposta a um problema vigente na sociedade: a desigualdade na educação de pessoas surdas. Devido aos diversos contextos de preconceito e segregação vividos por essa comunidade, se fez necessário a luta pelos direitos educacionais. Este estudo tem como objetivo principal compreender os principais saberes para o ensino de LIBRAS na educação dos surdos, tais como os conhecimentos necessários na formação do docente, com ênfase em uma visão que vai além dos conteúdos curriculares. Além disso, foram traçados alguns objetivos específicos, sendo esses, apresentar conquistas da comunidade surda que foram fundamentais em sua trajetória educacional; conhecer os principais saberes que são essenciais para a atuação do professor bilíngue na educação de surdos; e por fim, identificar as principais políticas públicas que apoiam a formação continuada deste professor. O trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica com análise documental. Alguns dos autores pesquisados que abordaram sobre o tema foram: Chimentão (2019), Moraes et al (2024)¬, Caetano et al (2013) dentre outros. Foi feito também um levantamento documental acerca de diretrizes que diz respeito ao assunto. Alguns dos documentos analisados foram: o Decreto n° 5.626 de 2005, Declaração de Salamanca de 1994 e Lei n° 14.191 de 2021. Em suma, esta pesquisa mostrou-se relevante para a comunidade acadêmica, especialmente para aqueles que desejam atuar no ensino de surdos e assim fortalecer uma educação onde todos tenham um lugar, para dessa forma, exercer um direito básico da vida, a educação.
Abstract: Bilingual education emerged as an answer to a problem in the society: the inequality in the education of deaf people. Because of the several contexts of prejudice and segregation lived for this comunity, it was necessary the search for educational rigths. This research has as goal to comprehend the main knowledges about the teaching LIBRAS (Brazilian Sign Language) in the education of the deaf, as the need of knowledge in teacher training, with an emphasis on a view that goes beyond the curricular subject. Furthermore, it were highlighted some specific goals, such as, present achievements of the deaf community that were essential in their educational trajectory; knowing the main knowledge that was essential to the performance of the bilingual teacher in the education of the deaf; and finally, identify the main public political that support the continued training of this professional. This work talks about a bibliographic research, with documental analysis. Some authors researched who talks about this theme were: Chimentão (2019), Moraes et al (2024), Caetano et al (2013) and others. It was doing a documental research about the guidelines that is related to this subject. Some of these analysed documents were: Decree No. 5,626 of 2005, Salamanca Declaration of 1994 and Law No. 14,191 of 2021. In short, this research showed us relevant to the academic community, mainly for those who wish to act in the deaf teaching and this form strengthen an education where everybody has an opportunity, for this way, exercise a basic right of life, the education.
Palavras-chave: Educação Bilíngue
Formação de Professores
LIBRAS
Área(s) do CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: FERNANDES, Vitoria Shuyane Rodrigues da Silva. Saberes e conhecimentos necessários para a educação de surdos: uma visão da formação docente para além dos conteúdos. 2025. 40 f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2202
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf981,62 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.