Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2205
Tipo do documento: Monografia
Título: Cosmonauta: uma proposta de arquitetura conceitual para um sistema educacional mobile com gamificação e repetição espaçada para o ensino de Astronomia e Astronáutica
Autor: Ferreira, João Marcos Costa
Primeiro orientador: Dias Neto, Constantino Augusto
Primeiro membro da banca: Carvalho, Marcus Vinicius Ribeiro de
Segundo membro da banca: Sousa, Thiago Carvalho de
Resumo: Ao longo do tempo, o ser humano tem se beneficiado da influência de conhecimentos em astronomia e astronáutica, para impulsionar o progresso em diversas áreas de atuação. Essa influência não se limita à área astronômica e se estende aos fenômenos do dia a dia. São campos de estudos multidisciplinares com aplicações em diversas áreas do conhecimento. Eles estimulam o aprendizado e promovem o desenvolvimento do pensamento científico. Nesse sentido, o ensino desses temas é essencial desde o início da formação acadêmica. No entanto, a inclusão desses tópicos no currículo escolar ainda não é generalizada, muitas vezes eles são abordados superficialmente ou negligenciados em alguns sistemas educacionais devido à insuficiência de capacitação do professor encarregado de transmitir esses conhecimentos. O presente trabalho tem como objetivo propor uma arquitetura conceitual para um sistema educacional gamificado, denominado ``Cosmonauta'', que incorpore elementos de jogos e faça uso da técnica de repetição espaçada para facilitar o aprendizado de astronomia e astronáutica. Essa abordagem visa oferecer uma plataforma que possa ser utilizada por usuários com diferentes níveis de conhecimento sobre astronomia e astronáutica. Conforme a utilização ocorra, eles poderão adquirir novos conhecimentos sobre os eventos astronômicos do nosso universo.
Abstract: Over time, human beings have benefited from the influence of knowledge in astronomy and astronautics to drive progress in various fields of activity. This influence is not limited to the astronomical area but extends to everyday phenomena. These are multidisciplinary fields of study with applications in diverse areas of knowledge. They stimulate learning and promote the development of scientific thinking. In this sense, teaching these topics is essential from the beginning of academic education. However, the inclusion of these topics in school curricula is still not widespread; often, they are addressed superficially or neglected in some educational systems due to insufficient training of the teachers responsible for transmitting this knowledge. This work aims to propose a conceptual architecture for a gamified educational system, named ``Cosmonauta'', which incorporates game elements and utilizes the spaced repetition technique to facilitate the learning of astronomy and astronautics. This approach seeks to offer a platform that can be used by users with different levels of knowledge about astronomy and astronautics. As they use it, they will be able to acquire new knowledge about the astronomical events in our universe
Palavras-chave: Ensino de Astronomia
Gamificação
Astronáutica
Design Gráfico
Área(s) do CNPq: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Tecnologia e Urbanismo
Programa: Bacharelado em Ciências da Computação
Citação: FERREIRA, João Marcos Costa. Cosmonauta: uma proposta de arquitetura conceitual para um sistema educacional mobile com gamificação e repetição espaçada para o ensino de Astronomia e Astronáutica. 2025. 64 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2205
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CTU - Bacharelado em Ciências da Computação (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.