Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2212
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento psicomotor da criança |
Autor: | Rios, Bianca Pereira Nunes |
Primeiro orientador: | Nascimento, Nilzene Nataniel de Santana |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Nilzene Natanael de Santana |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Raimunda Maria da Silva |
Terceiro membro da banca: | Marques, Valtércia Gonçalves |
Resumo: | Os jogos e as brincadeiras são utilizados para estimular o ensino e a aprendizagem, uma vez que são ferramentas pedagógicas que facilitam esse processo. Implica dizer que jogos e brincadeiras são recursos eficazes que permitem aos alunos aprenderem de forma mais prática e divertida. O uso responsável e criativo desses recursos transforma o ambiente escolar em um espaço colaborativo. Este estudo tem como objetivo geral: compreender o que torna os jogos e as brincadeiras ferramentas pedagógicas para auxílio no processo de desenvolvimento psicomotor da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório, sustentada na literatura específica da área em estudo. Os resultados nos mostram sobre a importância da utilização de jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas, no processo de ensino e aprendizagem, tendo em conta as contribuições oriundas de uma prática lúdica, ativa e criativa. Em linhas gerais, concluímos que jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento psicomotor infantil, além das habilidades sociais, emocionais, autoestima e desenvolvimento da linguagem. |
Abstract: | Games and play are used to stimulate the teaching and learning process, since they are pedagogical tools that facilitate the teaching and learning process. This implies that games and play are effective resources that allow students to learn in a more practical and fun way. The responsible and creative use of these resources transforms the school environment into a collaborative space. This study has the general objective of understanding what makes games and play pedagogical tools to aid in the development process. The methodology used was qualitative research, of a bibliographic and exploratory nature, supported by the specific literature of the area under study. The results show us the importance of using games and play as pedagogical tools in the teaching and learning process, taking into account the contributions arising from a playful, active and creative practice. In general terms, we conclude that games and play are important for children's psychomotor development, in addition to social and emotional skills, self-esteem and language development. |
Palavras-chave: | Brincadeiras Aprendizagem Desenvolvimento Psicomotor |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | RIOS, Bianca Pereira Nunes. Jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento psicomotor da criança. 2025. 15f. Artigo Científico (Licenciatura em Pedagogia )- Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2212 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Completo | 274,43 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.