| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2213| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A literatura de Ruth Rocha e sua influência na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolar |
| Autor: | Rodrigues, Gisela Penélope Mendes |
| Primeiro orientador: | Teles, Francisco Afrânio Rodrigues |
| Primeiro coorientador: | Meneses, Dalva de Araújo |
| Primeiro membro da banca: | Teles, Francisco Afrânio Rodrigues |
| Segundo membro da banca: | Meneses, Dalva de Araújo |
| Terceiro membro da banca: | Paixão, Mara de Souza |
| Resumo: | A literatura infantil desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, por isso este trabalho tem como objetivo geral analisar obras bibliográficas sobre a literatura infantil, destacando suas influências no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, com ênfase nas contribuições da literatura de Ruth Rocha. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (a) compreender a importância da literatura infantil por meio da análise de obras literárias relevantes; (b) identificar, com base em referências bibliográficas, os impactos da literatura na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolar; (c) examinar de que forma a literatura contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social infantil. Teoricamente, este trabalho se fundamenta nos autores como Liberman (1985), Candido (1986) e Cardemartori (1986). Metodologicamente, esta pesquisa com base Gil (2010) é qualitativa quanto a natureza; exploratória no tocante aos objetivos; e bibliográfica em relação aos procedimentos, centrando-se na análise das obras de Ruth Rocha, no que se refere às contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento infantil no contexto escolar. Os resultados indicam que a narrativa lúdica e os temas abordados por Ruth Rocha estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a formação de valores essenciais na infância. |
| Abstract: | Children's literature plays a crucial role in the learning and development process of children. Therefore, this study aims to analyze bibliographic works on children's literature, highlighting their influence on children's social, emotional, and cognitive development, with an emphasis on the contributions of Ruth Rocha's literature. To achieve this, the following specific objectives were established: (a) to understand the importance of children's literature through the analysis of relevant literary works; (b) to identify, based on bibliographic references, the impact of literature on learning and child development in the school context; and (c) to examine how literature contributes to children's cognitive, emotional, and social development. Theoretically, this research is based on authors such as Liberman (1985), Candido (1986), and Cardemartori (1986). Methodologically, according to Gil (2010), this is a qualitative study in nature, exploratory in its objectives, and bibliographic in terms of procedures, focusing on the analysis of Ruth Rocha’s literary production and its contributions to learning and child development in the school environment. The findings suggest that the playful narrative and themes addressed by Ruth Rocha stimulate critical thinking, creativity, and the formation of core values in childhood. |
| Palavras-chave: | Contexto Escolar Literatura Infantil Obras de Ruth Rocha Aprendizagem Desenvolvimento Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | RODRIGUES, Gisela Penélope Mendes. A literatura de Ruth Rocha e sua influência na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolar. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2213 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
