Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Gisela Penélope Mendes-
dc.contributor.advisor1Teles, Francisco Afrânio Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Meneses, Dalva de Araújo-
dc.contributor.referee1Teles, Francisco Afrânio Rodrigues-
dc.contributor.referee2Meneses, Dalva de Araújo-
dc.contributor.referee3Paixão, Mara de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-09T14:14:28Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gisela Penélope Mendes. A literatura de Ruth Rocha e sua influência na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolar. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2213-
dc.description.resumoA literatura infantil desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, por isso este trabalho tem como objetivo geral analisar obras bibliográficas sobre a literatura infantil, destacando suas influências no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, com ênfase nas contribuições da literatura de Ruth Rocha. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (a) compreender a importância da literatura infantil por meio da análise de obras literárias relevantes; (b) identificar, com base em referências bibliográficas, os impactos da literatura na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolar; (c) examinar de que forma a literatura contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social infantil. Teoricamente, este trabalho se fundamenta nos autores como Liberman (1985), Candido (1986) e Cardemartori (1986). Metodologicamente, esta pesquisa com base Gil (2010) é qualitativa quanto a natureza; exploratória no tocante aos objetivos; e bibliográfica em relação aos procedimentos, centrando-se na análise das obras de Ruth Rocha, no que se refere às contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento infantil no contexto escolar. Os resultados indicam que a narrativa lúdica e os temas abordados por Ruth Rocha estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a formação de valores essenciais na infância.por
dc.description.abstractChildren's literature plays a crucial role in the learning and development process of children. Therefore, this study aims to analyze bibliographic works on children's literature, highlighting their influence on children's social, emotional, and cognitive development, with an emphasis on the contributions of Ruth Rocha's literature. To achieve this, the following specific objectives were established: (a) to understand the importance of children's literature through the analysis of relevant literary works; (b) to identify, based on bibliographic references, the impact of literature on learning and child development in the school context; and (c) to examine how literature contributes to children's cognitive, emotional, and social development. Theoretically, this research is based on authors such as Liberman (1985), Candido (1986), and Cardemartori (1986). Methodologically, according to Gil (2010), this is a qualitative study in nature, exploratory in its objectives, and bibliographic in terms of procedures, focusing on the analysis of Ruth Rocha’s literary production and its contributions to learning and child development in the school environment. The findings suggest that the playful narrative and themes addressed by Ruth Rocha stimulate critical thinking, creativity, and the formation of core values in childhood.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gisela Penélope (giselapmr@aluno.uespi.br) on 2025-07-05T22:13:43Z No. of bitstreams: 1 TCC_Gsela_Penelope- ja com a ficha.pdf: 2831308 bytes, checksum: 6160b7e4391a2101171c4c295a62f36c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. RETIRE DO TCC OS DOCUMENTOS COM ASSINATURAS FÍSICAS. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-07-07T11:22:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gisela Penélope (giselapmr@aluno.uespi.br) on 2025-07-08T20:48:08Z No. of bitstreams: 2 TCC_Gsela_Penelope- somente com a ficha.pdf: 1255787 bytes, checksum: 3a851763fd2d71736790c8cf411f35dc (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 94986 bytes, checksum: 7e54b895ccf40c3f5ca93ef2f3c9014f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-09T14:14:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_Gsela_Penelope- somente com a ficha.pdf: 1255787 bytes, checksum: 3a851763fd2d71736790c8cf411f35dc (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 94986 bytes, checksum: 7e54b895ccf40c3f5ca93ef2f3c9014f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-09T14:14:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_Gsela_Penelope- somente com a ficha.pdf: 1255787 bytes, checksum: 3a851763fd2d71736790c8cf411f35dc (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 94986 bytes, checksum: 7e54b895ccf40c3f5ca93ef2f3c9014f (MD5) Previous issue date: 2025-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContexto Escolarpor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectObras de Ruth Rochapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA literatura de Ruth Rocha e sua influência na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolarpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.