Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2213
Tipo do documento: Monografia
Título: A literatura de Ruth Rocha e sua influência na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolar
Autor: Rodrigues, Gisela Penélope Mendes
Primeiro orientador: Teles, Francisco Afrânio Rodrigues
Primeiro coorientador: Meneses, Dalva de Araújo
Primeiro membro da banca: Teles, Francisco Afrânio Rodrigues
Segundo membro da banca: Meneses, Dalva de Araújo
Terceiro membro da banca: Paixão, Mara de Souza
Resumo: A literatura infantil desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, por isso este trabalho tem como objetivo geral analisar obras bibliográficas sobre a literatura infantil, destacando suas influências no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, com ênfase nas contribuições da literatura de Ruth Rocha. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (a) compreender a importância da literatura infantil por meio da análise de obras literárias relevantes; (b) identificar, com base em referências bibliográficas, os impactos da literatura na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolar; (c) examinar de que forma a literatura contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social infantil. Teoricamente, este trabalho se fundamenta nos autores como Liberman (1985), Candido (1986) e Cardemartori (1986). Metodologicamente, esta pesquisa com base Gil (2010) é qualitativa quanto a natureza; exploratória no tocante aos objetivos; e bibliográfica em relação aos procedimentos, centrando-se na análise das obras de Ruth Rocha, no que se refere às contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento infantil no contexto escolar. Os resultados indicam que a narrativa lúdica e os temas abordados por Ruth Rocha estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a formação de valores essenciais na infância.
Abstract: Children's literature plays a crucial role in the learning and development process of children. Therefore, this study aims to analyze bibliographic works on children's literature, highlighting their influence on children's social, emotional, and cognitive development, with an emphasis on the contributions of Ruth Rocha's literature. To achieve this, the following specific objectives were established: (a) to understand the importance of children's literature through the analysis of relevant literary works; (b) to identify, based on bibliographic references, the impact of literature on learning and child development in the school context; and (c) to examine how literature contributes to children's cognitive, emotional, and social development. Theoretically, this research is based on authors such as Liberman (1985), Candido (1986), and Cardemartori (1986). Methodologically, according to Gil (2010), this is a qualitative study in nature, exploratory in its objectives, and bibliographic in terms of procedures, focusing on the analysis of Ruth Rocha’s literary production and its contributions to learning and child development in the school environment. The findings suggest that the playful narrative and themes addressed by Ruth Rocha stimulate critical thinking, creativity, and the formation of core values in childhood.
Palavras-chave: Contexto Escolar
Literatura Infantil
Obras de Ruth Rocha
Aprendizagem
Desenvolvimento Infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: RODRIGUES, Gisela Penélope Mendes. A literatura de Ruth Rocha e sua influência na aprendizagem e no desenvolvimento infantil no contexto escolar. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2213
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.