| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2217| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Diversidade religiosa e educação escolar: uma análise dos projetos políticos pedagógicos das escolas públicas de Parnaíba-PI |
| Autor: | Araujo, Rodrigo Rafael Silva de |
| Primeiro orientador: | Martins, Lucivando Ribeiro |
| Primeiro membro da banca: | Prazim, Claudia Virginia Albuquerque |
| Segundo membro da banca: | Batista, Victor Modesto |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação sobre a abordagem da diversidade religiosa nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cinco escolas públicas do município de Parnaíba – PI. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a diversidade religiosa é contemplada nos projetos político pedagógicos institucionais de cada uma das escolas que participaram da pesquisa, à luz das diretrizes legais e dos princípios do Estado laico. A fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem a intersecção entre religião, educação e políticas públicas. A metodologia adotada foi qualitativa, com ênfase na análise documental e na análise de discurso, permitindo uma leitura crítica dos PPPs no intuito de compreender as intenções, omissões e discursos subjacentes. Para contextualizar a pesquisa, dedicou-se uma seção ao panorama histórico, político e legal da presença da religião no Brasil, especialmente em ambientes escolares. Os dados extraídos dos documentos foram organizados em quatro categorias principais: “Princípios norteadores”, “Metas”, “Objetivos gerais” e “A religiosidade nos projetos político-pedagógicos”, esta última reservada para menções à religiosidade que não se enquadrassem nas demais categorias. A análise revelou que as escolas que tratam da diversidade religiosa de maneira apenas implícita demonstram um tratamento superficial do tema. Em contrapartida, aquelas que a abordam de forma explícita evidenciam um maior comprometimento com a promoção de um ambiente escolar plural e inclusivo. Conclui-se que as formas como os PPPs tratam a diversidade religiosa refletem tanto o entendimento dos gestores escolares quanto os desafios de implementação de uma educação que respeite as diferentes crenças no contexto da escola pública laica. |
| Abstract: | This undergraduate thesis presents an investigation into how religious diversity is addressed in the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of five public schools in the municipality of Parnaíba, Piauí, Brazil. The main objective of the research is to analyze how religious diversity is contemplated in the institutional political-pedagogical projects of each of the schools that participated in the research, in light of legal guidelines and the principles of a secular state. The theoretical framework is grounded in authors who explore the intersection of religion, education, and public policy. A qualitative methodology was adopted, focusing on document and discourse analysis, allowing for a critical interpretation of the PPPs in order to understand the intentions, omissions, and underlying narratives. To contextualize the study, a section is dedicated to the historical, political, and legal background of religion in Brazil, particularly within educational settings. The data extracted from the documents were organized into four main categories: “Guiding Principles,” “Goals,” “General Objectives,” and “Religiosity in the Political-Pedagogical Projects,” the latter encompassing references to religiosity not covered by the previous categories. The analysis revealed that schools which address religious diversity only implicitly tend to treat the subject superficially. In contrast, those that deal with the issue explicitly show a greater commitment to fostering a pluralistic and inclusive school environment. The study concludes that the way PPPs approach religious diversity reflects both the school administrators’ understanding of the topic and the broader challenges involved in implementing an education that respects diverse belief systems within a secular public school context. |
| Palavras-chave: | Diversidade Religiosa Projetos Político-Pedagógicos Educação Pública Análise Documental Laicidade |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | ARAUJO, Rodrigo Rafael Silva de. Diversidade religiosa e educação escolar: uma análise dos projetos políticos pedagógicos das escolas públicas de Parnaíba-PI. 2025. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2217 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 969,02 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
